Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Comovente romance para jovens revela que escravidão persiste no mundo atual

17/05/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Para quem vive em países democráticos, a escravidão é um horror que acabou há mais de um século. Difícil imaginar que, em pleno século XXI, ainda existam lugares no mundo em que ela persista. É isso o que revela o comovente romance Você é livre!, da jornalista e humanista francesa Dominique Torrès, lançado agora no Brasil pela Autêntica Editora, com tradução de Maria Valéria Rezende e ilustrações de Christiane Costa. Um romance-reportagem que instiga a reflexão sobre o próprio sentido de liberdade.

No Níger, país da África Ocidental, o jovem Amsy e sua família são escravos de uma família de tuaregues, povo nômade que transita por vários países do deserto do Saara, Argélia, Mali, Líbia, Burkina Faso, Chade, Mauritânia e Níger. Numa manhã, quando catava gravetos para a mãe acender o fogo e preparar a refeição dos donos, antes mesmo do sol nascer, um homem desconhecido chega até o garoto e propõe levá-lo para a cidade, onde poderia ser livre. Amsy fica confuso: o que fazer? Escolher a liberdade ou a família? Continuar escravo ou ter a oportunidade de encontrar a irmã, que tinha sido vendida? E seus pais, seriam também libertados? É o momento em que o menino terá de tomar a decisão mais importante de sua vida. Amsy terá de lutar muito, porque o caminho da liberdade é duro para quem nunca soube senão se calar e obedecer.

Mostrando, como pano de fundo, a situação político-cultural do país africano, Dominique Torrès nos faz acompanhar a intensa trajetória do protagonista, trazendo para perto de nós questões que nos parecem muito distantes. Com ilustrações feitas de recorte e colagens de fotografias e efeitos digitais, os jovens leitores vão se emocionar não apenas com a bela escrita da autora, mas também com a história, que nos faz conhecer alguns graves problemas que atingem muitas pessoas ainda na atualidade.

Sobre a autora – Dominique Torrès já produziu quatro filmes sobre escravidão nos dias atuais e escreveu livros sobre o assunto. Fundou e preside a organização Réagir dans le Monde (Reagir no Mundo), que luta contra o problema em diversos países como no Níger.

Sobre a tradutora – Maria Valéria Rezende é formada em Pedagogia e em Língua e Literatura Francesa, e mestre em Sociologia. Trabalhou durante 20 anos como educadora em movimentos e organizações populares urbanas e rurais, bem como na formação de educadores. Em 2001, começou a publicar ficção e poesia para adultos, jovens e crianças, tendo recebido importantes prêmios nessa área.

Sobre a ilustradora – Christiane Costa nasceu em 1983, em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. É designer gráfico, formada pela UEMG, e artista gráfica, formada pela UFMG. Trabalha na área editorial como designer há alguns anos.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.