Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coletânea mostra como a juventude vem sendo representada na sétima arte

04/12/2009 — Assessoria de Comunicação

O livro A Juventude vai ao Cinema, organizado por Inês Assunção de Castro Teixeira, José de Sousa Miguel Lopes e Juarez Dayrell tem a proposta de retratar a representação da juventude na sétima arte, levando-se em conta as diferentes linhas, épocas e nacionalidades de produções cinematográficas de cineastas como Luis Buñel (México); Bernardo Bertolucci (Itália); Leonel Vilela (Portugal), Walter Sales e Helvécio Ratton – os dois últimos, brasileiros. Na montagem do livro, foram contempladas as várias juventudes, levando-se em conta a complexidade e a heterogeneidade humana, ainda mais nesta fase cheia de descobertas, ideologias e construções identitárias.

Como afirmam os organizadores, “A coletânea contém vários olhares e sensibilidades, várias questões e reflexões de grandes diretores do cinema mundial, que buscaram observar, escutar, sentir, pensar, dialogar com as juventudes, tentando compreendê-las, dar-lhes visibilidade e registrá-las com suas câmeras”. O livro contempla as inquietações, as indignações e as esperanças que moveram gerações de jovens em várias partes do mundo não só em produções que retratem os idos de 1968, como filmes sobre juventude em geral.

O diálogo com a prática educativa se faz presente quando os autores propõem, com esta coletânea, melhor pensarmos e vivermos as relações entre a Educação e o Cinema, sobretudo, aproximando-nos da juventude e das questões que a afligiram no decorrer dos tempos. As análises dos filmes são diversificadas e convidam o leitor a criar a sua própria compreensão sobre eles e sobre o tema trazido à tona. A sétima arte como forma de expressão e registro legítimo de formas de vida, de relacionamento e de posicionamento em relação a si, ao próximo e ao mundo se estabelece aqui de forma elucidativa e atraente. Aqui estão juventudes do passado e do presente. E, também, pistas do que ela pode vir a ser no futuro.

A publicação integra a Coleção Cinema, Cultura e Educação, da Autêntica Editora. Outros títulos são: A Diversidade Cultural vai ao Cinema; A Escola vai ao Cinema; A mulher vai ao Cinema; A infância vai ao Cinema e A Mulher vai ao Cinema.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.