Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Coletânea apresenta diferentes concepções e análises sobre a educação de jovens e adultos

30/01/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A educação de jovens e adultos é uma área ainda não consolidada em termos de pesquisa, políticas públicas e diretrizes educacionais. A coletânea Diálogos na Educação de Jovens e Adultos, organizada por Leôncio Soares, Maria Amélia Giovanetti e Nilma Lino Gomes, vem justamente contribuir para a formação de educadores e intervenções pedagógicas nesse campo. A obra reúne diferentes concepções, interpretações e análises, mas que têm em comum a percepção de que se trata de um campo político de formação e de investigação comprometido com a educação das camadas populares e com a superação da exclusão e da discriminação.

São 14 artigos, de autoria dos pesquisadores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, agrupados em cinco eixos temáticos – Juventudes, Sujeitos coletivos e políticas públicas, Cultura popular, Escola e Formação de educadores – que discutem as múltiplas práticas educativas a partir de questões como: é possível garantir a jovens e adultos populares seu direito ao conhecimento e à cultura? Como equacionar as formas mais apropriadas de organizar e aprender esse conhecimento? Serão as formas que nos são familiares e nossa tradição escolar? As respostas a essas questões levam em conta as vivências, processos, identidades, lutas e saberes constituídos pelos sujeitos da educação de jovens e adultos nas suas relações sociais, culturais e políticas vivenciadas nos diversos espaços como a família, o trabalho, a religião, o lazer, entre outros.

Enquanto alguns artigos caminham em direção de um debate teórico- conceitual, alguns abordam o trabalho com a formação de educadores e outros focam nas experiências escolares e não escolares. O resultado é o registro de diferentes formas de diálogo com a educação de jovens e adultos e os possíveis diálogos sobre ela.

Sobre os organizadores – Leôncio José Gomes Soares é doutor em Educação pela USP, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador da Coleção Estudos em Educação de Jovens e Adultos, da Autêntica Editora. Maria Amélia Gomes de Castro Giovanetti é professora adjunta do Departamento de Administração Escola da Faculdade de Educação da UFMG; doutora em sociologia (Universidade Católica de Louvain-Bélgica); e coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos. Nilma Lino Gomes é professora adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG; doutora em antropologia social (USP), autora do livro A mulher negra que vi de perto, coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e vice coordenadora do Programa Observatório da Juventude da FaE/UFMG.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.