Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coleção “Economia Política e Sociedade” traz obra de Karl Marx inédita no Brasil

14/07/2010 — ADCom Comunicação

Dois primeiros livros da Coleção são: Para a crítica da economia política e O ensaio geral: Marx e a crítica da economia política

Em 2008, para comemorar os 150 anos da redação do Grundrisse – textos que precedem a publicação de O Capital, considerado por muitos estudiosos como o marco do pensamento marxista, pesquisadores de todo o país realizaram um seminário para discutir a importância dos textos do Grundrisse na atualidade.

O ensaio geral: Marx e a crítica da economia política (Autêntica Editora, formato 16cm X 23cm, 176 páginas, R$ 37,00), organizado por João Antonio de Paula, é o resultado daquele seminário. O livro divide-se em duas partes: a primeira traz textos de Hugo Eduardo da Gama Cerqueira, Leonardo Gomes de Deus, Rolf Hecker, Ester Vaisman e João Antonio de Paula sobre o significado dos Grundrisse, histórias e estudos sobre as edições das obras de Marx e nomes importantes da cultura socialista e marxista.

Na segunda parte, João Machado Borges Neto, Eduardo da Motta e Albuquerque, Maria de Lourdes Rollemberg Mollo e João Antonio de Paula analisam a “Introdução” dos Grundrisse, o dinheiro e os aspectos da relação entre as teorias do valor, do dinheiro e do capital. Nesta obra, é esclarecida, de modo categórico, a origem do “Mais-Valor” e de suas formas particulares (lucro, renda e juros) e, por conseguinte, o excedente.

Já o outro volume da coleção: Para a crítica da economia política: manuscrito de 1861-1863 – cadernos de I a V (Autêntica Editora, formato 16cm X 23cm, 440 páginas, R$ 62,00), de Karl Marx e traduzido por Leonardo de Deus, é uma publicação inédita no Brasil e apresenta a primeira tentativa de abordagem sistemática do processo de produção de capital, ou seja, a transformação do dinheiro em capital. Marx enfrentou o que chamou de “a questão mais importante da economia política”, qual seja, a pesquisa sobre como o “Mais-Valor” origina-se. Ele disse: “Na verdade trata-se da questão de como o dinheiro, uma quantia de valor em geral, se transforma em capital ou então: como se origina o capital?” Além de ser a gênese mais precisa de várias categorias que compõem O Capital, esta obra oferece elementos para a compreensão dos próprios procedimentos empregados por seu autor na redação.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.