Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Clássico da literatura juvenil italiana ganha nova edição no Brasil

02/04/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Por mais de 120 anos, o livro Cuore (“coração” em italiano), de Edmondo de Amicis, encantou inúmeras gerações em todo o mundo. Esse clássico da literatura italiana, publicado pela primeira vez em 1886, ganha agora nova versão no Brasil, com tradução de Maria Valéria Rezende e ilustrações de Daniel Hazan, pela Autêntica Editora que manteve o título original.

A obra é uma espécie de “diário escolar”, narrado por um aluno da 3ª série de uma escola municipal da Itália durante um ano letivo. Um livro certamente enriquecedor para leitores brasileiros, que poderão conhecer um pouco da vida de crianças italianas daquela época, comparar com a vida que levam hoje, refletir e debater sobre semelhanças e diferenças nos hábitos, nos valores, nos comportamentos e nas relações humanas.

Em pleno século XIX, o pequeno Enrico descreve o seu dia a dia na escola, conta um pouco de sua vida, da vida de seus colegas, familiares e professores: acontecimentos ora tristes, ora alegres, ora dramáticos, sempre comoventes. Há relatos também de fatos do período imediatamente posterior à guerra em que a Itália, repartida em vários estados governados pela Áustria e por outros países, lutava por sua independência e unificação. Algumas páginas dessa obra se dedicam a esses momentos históricos, verdadeiros exemplos de cidadania e de amor à pátria, na visão de uma criança que começa a conhecer o rastro de destruição, em diferentes sentidos, que uma guerra deixa atrás de si.

As ilustrações dão o tom do cuidadoso projeto gráfico, que prima pela qualidade e adequação da capa, das ilustrações, do papel e impressão. A tradução é assinada pela premiada educadora e escritora Maria Valéria Rezende, que enriquece o livro com a contextualização da obra e do autor, além de notas que ajudam o leitor de hoje a compreender especificidades da narrativa. Ela leu o livro quando criança, viveu na mesma região da Itália que o autor e conhece bem as expressões coloquiais empregadas por ele, tendo feito uma tradução precisa, porém numa linguagem acessível ao pré-adolescente e ao adolescente contemporâneo.

Cuore, de fato, é uma obra-prima da literatura universal que pode ser lida, com prazer e interesse, por pessoas de todas as idades, e é o que vem acontecendo desde seu lançamento, em 1886.

Sobre o autor – Edmondo de Amicis foi um escritor e militar italiano. Nasceu em Oneglia, em 1846, e faleceu em Bordighera, em 1908. Estudou em um liceu em Torino (onde vivem os personagens do livro Cuore) antes de se inscrever na Accademia Militare di Modena e se tornar oficial de infantaria (1865). Em Florença, dirigiu o jornal La Italia Militare, no qual escreveu sobre sua experiência na caserna. Mais tarde, esses textos foram reunidos em dois livros, La vita militare (1868) e Novelle (1872), que lhe trouxeram grande notoriedade, permitindo que trocasse a vida militar pela literária. Entre suas obras, encontram-se Poesie, Gli amici, Spagna e Questione sociale. Cuore (‘coração’ em italiano) foi lançado em 1886 e é sua obra de maior destaque: ganhou fama internacional e se tornou um clássico da literatura universal. Ainda hoje, toda a sua obra goza de grande prestígio na Itália.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.