Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Biografia de Paulo Freire será lançada nessa segunda (30), em Belo Horizonte

27/09/2019 — Equipe

Evento terá roda de conversa com Walter Kohan, autor de Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica

O escritor e filósofo Walter Kohan lança na próxima segunda, 30 de setembro, o livro Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica (Vestígio). A obra está pautada em cinco princípios inspirados na trajetória do educador: vida, igualdade, amor, errância e infância. O lançamento está inserido na programação da 25ª Semana Paulo Freire de Belo Horizonte. Haverá roda de conversa seguida de sessão de autógrafos a partir das 19h, na Kaza Invisível (Av. Bias Fortes, 1034 – Lourdes). O evento é gratuito e aberto ao público.

A figura de Paulo Freire encontra-se hoje no centro de uma acirrada disputa ideológica. O modo como Paulo Freire mostrou com sua vida e obra ser possível – e, mais do que isso, necessária – uma aproximação entre a educação e a política na prática pedagógica é, em sua essência, filosófico, e o que o constitui como filósofo. É isso que Walter Kohan mostra por meio deste estudo filosófico-biográfico da vida e da obra do educador pernambucano.

Para o autor, as contribuições de Paulo Freire “não se limitam a uma obra escrita, muito menos a um método, nem sequer a um paradigma teórico, mas dizem respeito também a uma prática e, de um modo mais geral, a uma vida dedicada à educação, uma vida feita escola, uma escola de vida, ou seja, uma maneira de ocupar o espaço de educador que o levou de viagem pelo mundo inteiro fazendo escola, educando em países da América Latina, nos Estados Unidos, na Europa, na África de língua portuguesa, na Ásia e na Oceania”.

Sobre o autor:
Walter Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador do programa Cientista de Nosso Estado (CNE) na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É pós-doutor pelas universidades de Paris VIII (França) e British Columbia (Canadá). Atual coeditor do periódico Childhood & Philosophy, foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC) e tem dado cursos de formação de professores e professoras em vários países no mundo todo. É orientador de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de filosofia da educação.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.