Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Biografia de Itamar Franco revela novas facetas do político de temperamento “mercurial”

24/11/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Em junho de 2009, o jornalista Ivanir Yazbeck aceitou a incumbência de escrever a primeira biografia autorizada sobre a vida do ex-presidente Itamar Franco, finalizada apenas após a sua morte ocorrida em julho deste ano. O Real Itamar – Uma biografia, lançado agora pela Editora Gutenberg, revela detalhes da vida e da intimidade do político mineiro, que assumiu os destinos da Nação, nos últimos dois anos e três meses do governo Collor, cassado pelo Congresso Nacional, durante os quais, o país passou a viver uma nova era de amadurecimento político e, sobretudo, de estabilidade econômica a partir da criação de uma nova moeda, o Real, determinando o fim definitivo de uma praga inflacionária, que o situava na relação de países subdesenvolvidos.

Por baixo de seu cabelo grisalho e o topete renitente, sempre apontado para cima, sua marca mais forte nas caricaturas, charges e ilustrações nos cadernos de política, se escondia um homem múltiplo, segundo Yazbeck, que opta por descrever o político de forma mais humana, desmistificando sua fama de temperamental e acrescentando novos adjetivos ao biografado – destacando, entre eles, a ética, a competência e a responsabilidade.

Na obra se vê retratado um homem aberto e que gostava de uma boa conversa. Para escrever o livro, Yazbeck teve longas conversas com o político e, como em uma sessão de análise, Itamar se abriu da forma que um paciente fala com seu psicanalista, trazendo a tona episódios únicos antes desconhecidos do público.
Já no primeiro capítulo, em que se descreve o seu nascimento a bordo de um navio (ou Ita), a história começa a ser relatada em tons épicos, a partir da viuvez precoce de sua mãe, numa terra estranha (Salvador, BA), com três filhos menores, de volta à sua cidade, Juiz de Fora (MG).

Formado em engenharia, Itamar Franco iniciou sua carreira política como prefeito de Juiz de Fora. Eleito senador em dois mandatos, ao longo de 15 anos, foi vice-presidente do Brasil em 1990, na chapa do candidato desacreditado Fernando Collor de Mello. Além do lançamento da nova moeda, deve se destacar que foi em seu governo que se criou a lei que instituiu os remédios genéricos, ocorreu a volta do carro popular, ainda que por um curto período, e principalmente a manutenção e o aprimoramento da democracia, que ele lutou obsessivamente para restabelecer, enquanto exerceu o mandato de senador, como presidente da República, e governador de Minas Gerais, entre 1998 e 2002.

Em 2011, quando exercia o mandato de senador pela terceira vez, eleito em 2010, pelo PPS, foi diagnosticado com leucemia, agravada por uma pneumonia, que levou ao seu falecimento no dia 2 de julho deste ano. Não só no Brasil sua importância é reconhecida: foi classificado pela revista semanal britânica The Economist (1,5 milhão de exemplares) como “o maquinista que colocou o Brasil nos trilhos”. O Real Itamar resgata não só o homem, mas o político que mudou a cara do país. A obra reúne também considerável acervo fotográfico, que registra em imagens importantes momentos da História do Brasil ao longo das últimas décadas.

Sobre o autor – Ivanir José Yazbeck é jornalista aposentado, com passagens marcantes pelo Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e Extra, exercendo a função de editor de Arte e, eventualmente, escrevendo artigos e críticas cinematográficas. Como escritor, é autor de seis mininovelas levadas ao ar pela rede Globo, no horário denominado Caso Verdade, e autor de dez livros – três deles dirigidos ao público adolescente, assinados com o nome resumido para Ivan Yazbeck, adotados em diversos colégios, como leitura paradidática.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.