Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica Lança série “Minidicionários de Gêneros Textuais”

17/07/2009 — Assessoria de Comunicação

Primeiro volume, Minidicionário do discurso eletrônico-digital, será lançado no 17º Congresso de Leitura do Brasil

A partir da experiência da pesquisa para a elaboração do Dicionário de Gêneros Textuais, lançado pela Editora em 2008, Sérgio Roberto Costa lança agora a série “Minidicionários de Gêneros Textuais”, que contará com vários volumes separados por domínios discursivos. Esses volumes trarão definições, características, informações, correlações dos principais gêneros escritos (e orais) que circulam nas várias esferas sociais e culturais do passado e do presente, como os gêneros textuais clássicos, já consagrados e consolidados no discurso literário, jurídico, religioso e cotidiano e os gêneros textuais emergentes do discurso eletrônico-digital, ainda geradores de polêmica classificatório-tipológica. O primeiro livro da série é o Minidicionário do discurso eletrônico-digital, que será lançado no 17º COLE – Congresso de Leitura do Brasil, dia 23, às 13h, na Unicamp, em Campinas.

Para estruturar a primeira obra da série, Sérgio Roberto Costa listou em verbetes os principais e-gêneros que circulam, sobretudo, na Internet. Além dos verbetes, o autor traz também reflexões introdutórias sobre as relações discursivas, enunciativas, estilísticas e pragmáticas existentes entre as novas tecnologias, suas ferramentas e seus suportes, modos de comunicação, espaços/ambientes enunciativos, gêneros textuais emergentes da/na “realidade virtual” e os termos já existentes na “realidade real”. A escolha dos verbetes ou artigos dessa série também se pautou no princípio teórico básico bakhtiniano, que consiste na diversidade ou heterogeneidade dos gêneros.

De acordo com o Sérgio Costa, o advento da internet seria, na história da humanidade, um retorno dialético, em espiral, às origens da oralidade, isto é, haveria um (re)encontro entre as sociedades orais e a sociedade eletrônico-digital ciberespacial: o reencontro da comunicação viva, interativa, direta, contextualizada, em que o contexto de produção seria hoje mais complexo pelo seu caráter coletivo, como entre a conversação face a face cotidiana e a conversação virtual na internet. É desse universo amplo, rico em possibilidades e que tanto influencia o mundo que esse livro trata.

Sérgio Roberto Costa possui mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidade de Paris X (2002). Atualmente é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Letras) da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações/MG.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.