Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Antonio Barreto mergulha nos enigmas da natureza e da linguagem em obra que traz referências da poesia concreta

11/10/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Ler os 40 poemas de Vagalovnis, obra do premiado escritor Antonio Barreto, com ilustrações de Diogo Droschi, é se aventurar entre palavras e formas em movimento. É encontrar nos neologismos, nas composições e nas colagens a intensidade e o mistério que envolvem o mundo. É ver vagalumes, “sapalumes” e “desestrelas de pedra-pomes”. Este lançamento da Autêntica Editora entrelaça, por um lado, os sentidos das palavras vagar, contemplar, e, por outro, as intrigantes manifestações da natureza, como as nuvens de pequenos objetos voadores não-identificados (ovnis) se reúnem para pisca-piscar à noite, em vales enluarados.

Flertando com a poesia concreta, a obra condensa uma experiência vivida por Barreto num anoitecer, quando descia a Serra da Moeda, em Minas Gerais. No vale, avistou uma luz imensa, intensa e esverdeada. “Parecia um tapete coberto de estrelas vivas”, conta. “Desci correndo a serra. Quando cheguei, tudo havia desaparecido”, lembra ele, que ficou apenas com a sinfonia dos grilos, das rãs, das corujas e de outros pássaros noturnos.

O papel quadriculado no qual os poemas são escritos parece orientar as palavras em seu espaço, evocando um diálogo entre o texto e as inusitadas imagens. “Me muni de antigos livros de astronomia, biologia, posters de filmes de ficção científica, papéis coloridos, tesoura, cola, tinta e até uma velha máquina de escrever, já há tempos esquecida”, afirma Diogo Droschi. O resultado do enigmático diálogo verbal-visual é uma publicação extremamente original, capaz de encantar leitores de todas as idades.

Sobre o autor dos textos – Antonio Barreto nasceu em 1954, em Passos (MG). Depois, mudou-se para Belo Horizonte, onde estudou História, Letras e, por artes de sobrevivência, acabou se tornando projetista de Engenharia Civil. Nessa profissão, ajudou a construir edifícios, pontes, estradas e ferrovias no Brasil e no exterior. Há alguns anos, resolveu dedicar-se à literatura. Começou a escrever poemas, contos, romances, novelas, crônicas e literatura infantil e juvenil. Livros que lhe valeram prêmios importantes. Também gosta de desenhar, fazer colagens e experiências visuais com palavras e imagens.

Sobre o autor das ilustrações – Diogo Droschi nasceu em 1983, em Belo Horizonte (MG), onde se formou em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) e onde conheceu suas grandes paixões: a tipografia, a ilustração e o design editorial.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.