Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Antologia reúne clássicos de estética e filosofia da arte

05/11/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

O que é arte? Qual a relação entre arte e filosofia? A partir de quais critérios julga-se uma obra? Como a vida moderna alterou a experiência estética? Essas e outras questões são discutidas em O belo autônomo – Textos clássicos de estética, lançamento da Autêntica Editora, em parceira com a Crisálida, em edição revista e ampliada. Organizada pelo filósofo Rodrigo Duarte, a antologia reúne textos (alguns inéditos em português) de vinte dentre os mais estudados e importantes pensadores da história.

A obra, de caráter didático, pretende suprir a ausência de livros introdutórios em estética, para professores, estudantes, teóricos e demais interessados em arte e filosofia. A seleção de textos obedeceu ao critério de importância e centralidade para a sucessão temporal e um possível encadeamento das ideias estéticas. Assim, estão reunidos textos de Platão, Aristóteles e Plotino, da Antiguidade, passando por Tomás de Aquino, na Idade Média, e chegando à modernidade com Baumgarten, Hume, Kant, e aos contemporâneos como Schiller, Schelling, Hegel, Schopenhauer, Marx, Nietzsche, Freud, Benjamin, Adorno, entre outros, respeitando sua linearidade histórica.

Sob a denominação comum de O belo autônomo, a seleção indica o ponto crítico da filosofia da arte em nosso tempo: as peças antológicas mostram o movimento dialógico que as interliga e as separa enquanto fontes, por meio de convergências e divergências entre os conceitos de belo e as ideias de arte. Como afirma o professor Benedito Nunes na primeira edição da obra, “a dialogia da antologia atesta a configuração polêmica e o desenvolvimento descontínuo da própria estética”.

Em sua plena autonomia, cinema, arquitetura, música, pintura, teatro, escultura e dança suscitam a criação de conceitos ao longo dos textos aqui reunidos. Cada um é precedido por uma síntese das questões abordadas pelo autor, de modo a contextualizar o leitor, além de contar com notas de rodapé do próprio autor, do editor da publicação original e do tradutor do respectivo texto.

Quinze anos após o lançamento de sua primeira edição, logo esgotada, a publicação desta nova edição comprova o crescente interesse no Brasil pelo estudo da estética. Integrante da Coleção Filô, O belo autônomo é o terceiro título da série Estética, que conta também com Do sublime ao trágico, de Friedrich Schiller, e Íon, de Platão.

Sobre o organizador – Rodrigo Duarte é doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel, professor titular do Departamento de Filosofia da UFMG, e desde 2006, presidente da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Entre os seus muitos trabalhos no Brasil e no exterior, destacam-se as seguintes obras: Mímesis e racionalidade (Loyola, 1993), Teoria crítica da indústria cultural (UFMG, 2003), Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão (Argos, 2008), Indústria Cultural: uma introdução (FGV, 2010), A arte (Martins Fontes, 2012) e Pós-história de Vilém Flusser: gênese-anatomia-desdobramentos (Annablume, 2012).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.