Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Antologia retrata período escolar na visão de escritores brasileiros clássicos e contemporâneos

24/05/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

O período escolar é um dos momentos mais marcantes da vida de qualquer pessoa. Em Retratos da Escola, lançamento da Autêntica Editora, Adriano Macedo reúne “fotografias literárias”, textos em prosa de escritores de diferentes épocas que registram cores, emoções e densidades da escola no período em que viveram essa fase.

Assim como um álbum de fotografias permite observar e comparar retratos de vários momentos da vida, Retratos da Escola é uma antologia em que dialogam autores clássicos, como Machado de Assis e Raul Pompéia, e modernos e contemporâneos, como Affonso Romano de Sant’Anna, Luiz Vilela, Lourenço Diaféria, Marcos Rey, Branca Maria de Paula, Francisco de Morais Mendes e o próprio Adriano Macedo.

Ambientados tanto dentro como fora do espaço da escola, todos os textos têm como palco a dinâmica da vida escolar. É ela que motiva os conflitos e as ações das personagens, abarcando questões da própria natureza humana, como o poder, o medo, a delação, a corrupção, as dúvidas, a culpa, o arrependimento.

Para alguns autores, a escola é um espaço de opressão, enquanto para outros, a imagem é mais otimista e até mesmo lírica. Para todos, entretanto, fica evidente que a escola é uma ponte entre a casa e o mundo, um lugar onde o estudante percebe e observa o outro, tem de se virar sozinho, tomar contato com diferentes conhecimentos, conviver e compartilhar, experimentar o novo.

Todos têm uma história para contar sobre sua passagem pela escola: as amizades, os adversários, os professores e até mesmo os primeiros amores. Lembranças inesquecíveis, que o jovem leitor de hoje vai curtir, além de se emocionar com histórias que, de alguma forma, lhe dizem respeito. Tenham sido escritas a caneta-tinteiro, em máquina de escrever ou no computador, todas mostram que a escola é lugar de relações humanas, pleno de emoções e de vívidos sentimentos.

Sobre o organizador – Adriano Macedo é jornalista e escritor natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Trabalhou como editor na filial mineira da Gazeta Mercantil de 1996 a 2002 . É autor do livro de contos O retrato da dama e organizador da antologia Coletivo 21 (da qual é o idealizador), ambos publicados pela Autêntica Editora. Tem textos publicados em sites e revistas eletrônicas portuguesas e morou de 2004 a 2005 em Paris, onde desenvolveu a pesquisa Trilhas Literárias. Foi também produtor executivo e curador de eventos literários em Minas Gerais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.