Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Amante e especialista em whisky partilha toda sua experiência com os apreciadores da bebida

17/10/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Grão, água e fermento. Três ingredientes essenciais para a fabricação de um bom whisky. Pode ser um single malt, produzido a partir da cevada e sem nenhum tipo de mistura, ou um blend, criado pela combinação de whiskies produzidos com os mais diversos grãos, sejam eles escoceses, irlandeses, americanos ou japoneses. Todos possuem uma história, características próprias e apreciadores típicos. É esse “maravilhoso mundo do whisky” o que Helen Arthur apresenta em Whisky de A a Y: o guia perfeito para um bom apreciador, lançamento da Editora Gutenberg.

Amante do whisky, como ela mesma se define, Helen organiza em ordem alfabética tudo o que o apreciador precisa saber sobre a Aquavitae (“água da vida” em latim), como a bebida era conhecida. Descreve desde a primeira fabricação registrada, o começo de sua tributação, os altos e baixos de sua produção e as sanções de leis secas, até chegar à atualidade, traçando um panorama histórico do destilado tanto na Escócia como em outros países.

Como trabalhou por mais de 25 anos para grandes marcas da indústria do whisky, Helen relata em detalhe o processo de fabricação e degustação dos principais fabricantes ao redor globo, indicando a forma correta de utilizar os sentidos para apreciar as cores, viscosidades, sabores, aromas e texturas de cada tipo. Além da lição de história e das dicas sobre os sigle malts e os blends, a obra também conta com um guia sobre os principais fabricantes destas bebidas, com a descrição completa de seus destilados.

Muita coisa no mundo mudou desde que Helen Arthur escreveu seu primeiro livro, O guia do whisky de malte, em 1996. Companhias fecharam, outras se juntaram e, algumas, até tiraram a poeira das máquinas e fizeram novas aquisições. Novas marcas surgiram por todo o mundo. Por isso ela escreve este novo guia: para atualizar quem tem paixão por descobrir mais a respeito da história da bebida e das pessoas que a produzem.

Como “degustação” da obra, confira o que a autora fala sobre algumas das marcas conhecidas do público brasileiro, como o Chivas Regal e o Johnnie Walker Red Label, ou de outras ainda pouco familiares, como o japonês Hibiki ou o americano Jim Beam.

Sobre a autora – Helen Arthur é a autora de O guia do whisky de malte (Livros e Livros, 1997), um dos livros sobre whisky mais vendidos no mundo, e de Whisky – Water of Life (sem edição em português), considerado o Melhor Livro sobre Bebidas no Prêmio Mundial de 2000. Ela também escreveu Whisky Jottings, com Caroline Dewar, e Single Malt Whisky (ambos sem edição em português). Contratada pela Allied Distillers, escreveu A Teacher’s Tale, em comemoração ao 175º aniversário do Teacher’s Highland Cream em 2005.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.