Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Além da lama tem nova sessão de autógrafos em Belo Horizonte

14/11/2019 — Equipe

A Livraria Leitura do Pátio Savassi promove na próxima quarta, 20 de novembro, a partir das 19h, sessão de autógrafos com o Leonard Farah, autor de Além da lama – O emocionante relato do capitão dos Bombeiros que atuou nas primeiras horas da tragédia em Mariana (Editora Vestígio).

O livro descreve os bastidores da operação que salvou mais de 700 pessoas em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, subdistritos de Mariana, após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em 2015. Dezenove pessoas morreram e mais de mil ficaram desalojadas após a tragédia.

Farah também discorre sobre diferentes aspectos do ofício de bombeiro, como os anos formativos, as dificuldades enfrentadas nesse período, a importância da união da corporação e o duro treinamento que atualmente ministra no Curso de Salvamento em Soterramento, Enchentes e Inundações (CSSEI), que trabalha, além dos aspectos estratégicos, o equilíbrio necessário entre a razão e a emoção para que os salvamentos sejam bem-sucedidos.

Além de sua experiência em Mariana, o capitão comandou uma das equipes de atendimento à ocorrência do colapso da barragem de Brumadinho, cidade cuja tragédia humana foi ainda maior. Recentemente, também chefiou uma missão composta por vinte militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, enviada a Moçambique após os ciclones Idai e Kenneth causarem devastação no país africano em março e abril deste ano, respectivamente.

“Este livro não é apenas um rico documento existencial. A experiência dos Bombeiros de Minas Gerais nesse tipo de desastre fez deles uma referência internacional no socorro a vítimas de rompimento de barragens. Depois de Mariana, veio Brumadinho, e de novo os bombeiros foram o grande auxílio que os moradores encontraram. Cobri esses desastres e visito esses lugares de vez em quando. O quadro é desolador. Mas seria muito pior se o Brasil não contasse com a competência e a coragem desses heróis.”Fernando Gabeira

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.