Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Educador revela benefícios para o ensino na aproximação entre Matemática e Arte

10/06/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Matemática e Arte aparecem juntas desde os primeiros registros feitos pelo homem pré-histórico nas cavernas, mas em um determinado momento da história da humanidade essas duas áreas do conhecimento se distanciaram, e até os dias atuais não se encontram com frequência nas grades curriculares. Pensando em novos caminhos para a Educação Matemática, voltada para uma reaproximação da arte como ferramenta de ensino, o educador e pesquisador Dirceu Zaleski Filho lança Matemática e Arte, integrante da coleção Tendências em Educação Matemática, da Autêntica Editora. A obra reflete sobre os benefícios que a relação entre estas áreas oferecem para o desenvolvimento e a aprendizagem da matemática.

A partir de um estudo sobre a importância da relação entre essas áreas, o autor elabora uma análise da contemporaneidade e oferece ao leitor uma revisão integrada da História da Matemática e da História da Arte, revelando o quão benéfica sua conciliação pode ser para o ensino. Sugerindo novos caminhos para a Educação Matemática, Dirceu Zaleski Filho mostra como a Segunda Revolução Industrial – a eletroeletrônica, no século XXI – e a arte de Paul Cézanne, Pablo Picasso e, em especial, Piet Mondrian contribuíram para a reaproximação da matemática e da arte e como elas podem ser importantes para o ensino das disciplinas em sala de aula.

De acordo com o autor, as escolas ainda não exploram essa relação entre as duas áreas e os benefícios que ela pode trazer ao aluno de matemática: “Este livro apresenta uma proposta de reaproximar, no ensino, a Matemática e a Arte. Ambas têm estado muito próximas desde as primeiras manifestações de racionalidade da espécie humana. Lamentavelmente, temos visto, nos programas escolares, um distanciamento dessas duas áreas do conhecimento. Ele mostra quão benéfico pode ser para o ensino a reaproximação de Matemática e Arte e propõe caminhos novos para a Educação Matemática”.

A Coleção Tendências em Educação Matemática já conta com 26 livros e é voltada para futuros professores, e para profissionais de Matemática que buscam de diversas formas refletir sobre as práticas e teorias educacionais da disciplina.

Sobre o autor – Dirceu Zaleski Filho é mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Formação de Formadores pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Matemática e Pedagogia. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), nos cursos de Matemática e Pedagogia. É também autor de materiais didáticos para cursos presenciais e a distância, escritor e assessor pedagógico.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.