Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica Editora lança coleção de filosofia para pré-adolescentes

22/05/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

As perguntas sobre as grandes dúvidas existenciais do ser humano não têm apenas uma única resposta. Não há apenas uma maneira de pensar. Cada pessoa tem de descobrir, buscar, construir sua própria concepção. A partir dessa verdade incontestável, a construção do pensamento filosófico por meio do diálogo é a proposta da Coleção FilôIdeias, lançamento da Autêntica Editora, tradução da original francesa PhiloZenfants, resultado da parceria entre o filósofo francês Oscar Brenifier e o ilustrador Jacques Després. Os dois primeiros títulos acabam de chegar às mãos do leitor brasileiro: O bem, o mal e O amor e a amizade. Até 2014, a coleção estará completa, com o lançamento de O sentido da vida, A questão de Deus, O livro dos grandes opostos filosóficos e O livro dos grandes opostos psicológicos.

Em O bem, o mal, doze ideias sobre os dois conceitos são contrapostas a outras doze, tais como: alguns pensam que é possível distinguir claramente o bem do mal; outros, que o mal pode, às vezes, assumir a aparência do bem; alguns acham que o bem é natural no ser humano; outros, que é necessário um esforço… Em O amor e amizade, a contraposição é entre ideias como a de que a amizade pode nascer e desaparecer num instante, ou que ela não existe a não ser quando é duradoura; alguns amam a si mesmos, outros não… Em ambos os casos , a pergunta final é dirigida ao leitor – E você? –, convidando-a a procurar e encontrar sua própria resposta.

Outro elemento importante para a compreensão dos livros da FilôIdeias são as imagens. O texto imagético é moderno, atraente e carregado de significados: não é mero adorno. As ilustrações lembram personagens do antigo Teletubbies, programa da BBC na década de 1990, ou as figurinhas de videogames – portanto, familiares ao público-alvo. As duas linguagens constitutivas da textualidade, na coleção, oferecem grande nível de informações, despertam interesse não apenas nos pré-adolescentes, mas também nos adolescentes e jovens adultos que buscam respostas para suas questões filosóficas ou existenciais, exigindo-lhes uma leitura atenta, para que relacionem de maneira compreensiva o texto e a imagem.

Sobre o autor – Doutor em filosofia e educador francês, Oscar Brenifier promoveu ateliês de filosofia e prática filosófica em inúmeros países. Lançou outras coleções, com a mesma temática, voltada para adolescentes: L’Apprenti-Philosophe (O Aprendiz de Filósofo) e Question de logiques! (Questão de lógicas!). Para o público infantil, além da série PhiloZenfants (FilôCrianças), ele publicou Les Petit Albums de Philosophie (Pequenos Álbuns de Filosofia), assim como manuais para educadores, como o Enseigner par le débat (Ensinar pelo debate). É também um dos autores do relatório da UNESCO sobre filosofia: La philosophie, une ecolé de liberté (Filosofia, uma escola de liberdade).

S*obre o ilustrador* – Formado pela École de Beaux Artes (Escola de Belas Artes) em 1985, o francês Jacques Després dedicou sua carreira nos anos 90 à área que começava a ser inserida no mercado, a imagem virtual. Atuou em campos variados, tais como: documentários, videogames, arquitetura e cenografia. Hoje é ilustrador e aplica seus conhecimentos de maneira irreverente, explorando as relações singulares que as palavras podem ter com aa imagens.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.