Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Aprendendo com a diferença – estudos e pesquisas em Educação de Jovens e Adultos

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Entre os temas discutidos no livro estão: o êxito no ensino da educação tardia; as dificuldades e as motivações de jovens e adultos; a experiência da alfabetização; a compreensão e a atribuição de significados por esse público; a busca de mulheres pela escolarização, impedidas pela deficiência na elaboração de políticas públicas, e a relação entre religiosidade e escolaridade.

O primeiro capítulo busca a compreensão dos resultados da EJA, mostrando, para tanto, a aproximação com alunos que concluíram o ensino fundamental para jovens e adultos. Conhecer, por meio da reconstituição da trajetória de vida de pessoas que tiveram a experiência de escolarização tardia, as dificuldades e as motivações que acompanham a vida dos que voltaram a estudar hoje no Brasil é a proposta da primeira parte do livro.

Em seguida, é analisada a necessidade de compreender o alcance que a escrita tem para os alfabetizandos adultos, o que fazem ou pretendem fazer com a leitura e a escrita e os significados que esses sujeitos atribuem ao processo de alfabetização. Já o terceiro capítulo apresenta um panorama sobre a educação das mulheres no âmbito das políticas públicas e questiona como as relações sociais de gênero podem interferir na busca da escolarização.

Para fechar o livro, duas questões são lembradas: a habilitação em EJA no curso de Pedagogia e a diversidade religiosa presente em nossas escolas, especialmente aquelas voltadas para o público jovem e adulto.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.