Fique por dentro do Grupo Autêntica
24/10/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom
Tradicionalmente, os clássicos das ciências humanas e sociais têm sido mobilizados e apropriados pelos pesquisadores da história da educação brasileira em seus respectivos campos de estudos. Para refletir sobre como esse pensamento tem sido abordado, a Autêntica Editora lançou, em 2005, o livro Pensadores sociais e história da educação, com textos sobre quinze autores, de Karl Marx a Freud, de Bakhtin a Vygotsky, de Gramsci a Hannah Arendt, passando pelos brasileiros Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Florestan Fernandes. Agora, passados sete anos de estudos e grande renovação historiográfica, chega ao leitor o segundo volume da obra, organizada por Eliane Marta Teixeira Lopes e Luciano Mendes de Faria Filho, que reúne 14 artigos sobre pensadores contemporâneos.
A partir de novos olhares, questionamentos e interpretações, 18 pesquisadores brasileiros apresentam reflexões sobre a produção intelectual de pensadores clássicos contemporâneos como Arlette Farge, Carlo Ginzburg, Clifford Geertz, Eric Hobsbawm, Jacques Ravel, Jean-François Sirinelli, Marshall Sahlins, Michel Vovelle, Natalie Zemon Daves, Paul Ricoeur, Peter Burke, Robert Darnton, Roger Chartier e Serge Gruzinski. Os autores da obra – todos pesquisadores e professores na área de Educação – apresentam uma rica abordagem da história da educação e revelam o panorama historiográfico brasileiro a partir do que de mais importante tem sido produzido na área.
Os pesquisadores oferecem aqui um rigoroso estudo sobre as abordagens teórico-metodológicas desses grandes pensadores sociais e historiadores contemporâneos. Sem a pretensão de substituir o contato direto com a obra de cada um dos pensadores abordados, Pensadores sociais e história da educação configura-se como um convite ao leitor para reler esses autores com novas lentes, novas perguntas e novas inquietações.
Sobre os organizadores – Eliane Marta Teixeira Lopes é doutora em Filosofia da Educação pela PUC-SP, professora emérita da UFMG e professora titular (aposentada) de História da Educação da Faculdade de Educação da UFMG. É autora de Da sagrada missão pedagógica (São Francisco, 2003).
Luciano Mendes de Faria Filho é doutor em Educação pela USP e professor associado da Faculdade de Educação da UFMG. É autor de Edward Palmer Thompson: história e formação (Editora UFMG, 2010).
Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).