Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Breve tratado de Espinosa ganha tradução inédita no Brasil

18/10/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Baruch de Espinosa – também nomeado por Bento, Benedictus ou Benedito de Spinosa, Spinoza ou Espinoza – (1632-1677) foi um dos grandes pensadores do século XVII da filosofia moderna. Pioneiro, propôs explanações históricas e metafísicas dos textos bíblicos. Suas contribuições intelectuais e obras foram redigidas ao longo de vinte anos, finalizando o seu primeiro trabalho em torno de 1660. Este, intitulado como Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar, só foi publicado em meados do século XIX, permanecendo desconhecido por mais de dois séculos.

Versão inédita desta obra-prima de Espinosa chega agora ao Brasil pela Autêntica Editora com tradução, introdução e notas explicativas de integrantes do grupo de especialistas na filosofia espinosana da Universidade de São Paulo, a partir da versão original holandesa de Korte Schetz. A filósofa Marilena Chaui assina o prefácio, onde explica o tortuoso percurso histórico do manuscrito.

Também conhecido como Breve compêndio, o livro é organizado em duas grandes partes. Seus dez primeiros capítulos discorrem a respeito de um tratado sobre a natureza da substância e essência de Deus, e sobre quais atributos lhe pertencem e dela devem ser afirmados. Esta primeira parte conclui com os conceitos de bem e de mal, considerados não mais do que entes de razão ou modos de pensar.

Já na segunda, Espinosa expõe suas ideias sobre a condição do homem e até onde e em qual sentido se estende o uso de sua razão e através de quais meios o homem é guiado à sua própria salvação e perfeita liberdade. Nesse percurso, discorre sobre conceitos como opinião, crença e conhecimento, paixão, amor e ódio, alegria e tristeza, estima e desprezo, esperança e medo, remorso e arrependimento, zombaria e gracejo, honra, vergonha e despudor, apreço, gratidão e ingratidão, pesar, vontade e desejo, felicidade e razão, demônios e liberdade.

O livro conta ainda com um apêndice sobre demonstração geométrica e um breve compêndio do tratado, de autoria de um dos copistas de Espinosa, o cirurgião Johannes Monnikhoff, além de um glossário sobre a tradução do holandês adotada para os principais conceitos abordados.

Integrante da coleção Filô, Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar é o segundo título da Série Espinosana, que já conta com a obra A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa, da francesa Chantal Jaquet, lançado em 2011. A Autêntica Editora também publicou o antológico Ética, com tradução inédita assinada por Tomaz Tadeu, com versões monolíngue e bilíngue (português e latim).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.