Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Afro-descendência em Cadernos Negros e jornal do MNU

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

A Autêntica Editora lança Afro-descendência em Cadernos Negros e jornal do MNU , uma publicação que tem como objeto de estudo a produção textual que se define como “negra”. Resultado de uma pesquisa que investigou o processo de invenção de um discurso de representação e de produção de identidades afro-brasileiras, a autora, a professora adjunta de Literatura da Universidade Federal da Bahia, Florentina da Silva Souza, questiona , entre outras coisas, a viabilidade de um conceito de identidade cultural afro-brasileira.

A autora sugere a leitura dos “traços” que os discursos culturais autodefinidos negros dos Cadernos Negros e do Jornal do Movimento Negro Unificado, publicações dos anos 80 e 90, vêm imprimindo na cultura brasileira. Identidade, tradição cultural, racismo, diáspora africana e marginalidade são alguns dos temas abordados nos periódicos e tratados na tese de doutorado de Florentina que desencadeou na publicação deste livro.

Em suas páginas, é possível ver que a autora estabeleceu um diálogo entre os textos desses periódicos alternativos ligados ao movimento negro no Brasil e os estudos sobre a cultura. Além disso, ela atenta para o modo como o escritor negro procura atrair o olhar do leitor negro para o que escreve.

Sob a perspectiva do modo como se estabelecem as relações entre o autor e o leitor,Florentina lança mão de conhecimentos históricos e sociológicos para embasar sua análise. “Convivendo desde a infância com os sentidos negativos atribuídos a expressões pertencentes ao campo semântico negro, somos colocados diante do dilema: como nos amarmos se o preto é feio, o perverso, o mal, o pecado? Como conseguir identificação com termos que nos depreciam?” Essas são algumas questões trabalhadas pela autora.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.