Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

'Paula Pimenta chega à marca de 100 mil livros vendidos', no Estado de Minas

13/06/2012 — Estado de Minas

Escritora aposta na literatura para adolescentes

Como boa mineira, a escritora Paula Pimenta vem construindo sua carreira sem alarde e longe dos holofotes e já acumula números impressionantes: em três anos e meio, lançou cinco títulos, divididos em duas séries, que venderam, juntos, quase 100 mil exemplares. A fórmula do sucesso não é complicada, mas nem por isso é replicada facilmente. Paula, hoje com 35 anos, escreve para adolescentes, sobre o universo dessas meninas e meninos e com um sotaque brasileiríssimo.

O segredo todo está no processo de identificação do leitor com a personagem, que ocorreu na primeira série da autora: Fazendo meu filme, cujo quarto e último volume – Fani em busca do final feliz – foi lançado agora e está se repetindo em sua segunda empreitada, Minha vida fora de série, para a qual também estão previstos quatro livros. “É gostoso ler um livro em que a mãe da personagem a leva no shopping, em que ela come pão de queijo, coisas assim, mais próximas”, conta Paula, leitora voraz de chick lit, aquela literatura feita para meninas e mulheres, gênero em que ela mesmo vem tentando deixar a sua marca.

A protagonista de Fazendo meu filme é Fani. Aos 16 anos, ela se vê tendo de escolher entre fazer um intercâmbio cultural ou viver um novo amor. É com esse impasse que Paula Pimenta começa a série. Nos três volumes seguintes, o leitor acompanha sua vida durante o intercâmbio e a batalha por fazer vingar um amor a distância.

A publicação do primeiro livro não foi fácil. Paula bateu à porta de duas editoras mineiras, que nem leram o livro e já disseram não. Chegou então à Autêntica, de livros acadêmicos e sem nenhum juvenil em catálogo. Dois anos depois do início da batalha pela publicação, Fazendo meu filme 1 chegava às livrarias com uma mirrada tiragem de mil exemplares.

O esforço da autora de visitar colégios, a divulgação nas redes sociais – na época, o Orkut –, e o boca a boca foram essenciais nesse começo. As tiragens seguintes saltaram para 3 mil; depois, 7 mil; e hoje já saem com 10 mil. Um dos desafios da escritora é dar conta de continuar falando com seu público original, que foi crescendo e amadurecendo enquanto ela escrevia a série, ao mesmo tempo em que novas leitoras se juntam ao fã-clube. Sonho de todo escritor, Paula Pimenta já ganha dinheiro com os livros que publica e, em meados de 2011, teve de largar tudo para se dedicar apenas à escrita e à divulgação.

Pra ler a matéria no portal Divirta-se, do Estado de Minas, clique aqui.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.