Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Publicação póstuma de Bartolomeu Campos de Queirós reúne textos sobre leitura e escrita

27/04/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

O prestigiado escritor brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro deste ano, teve uma profícua produção publicada em livros e periódicos, mas nunca antes coligida. A Autêntica Editora lança agora Sobre ler, escrever e outros diálogos, organizado por Júlio Abreu, reunindo textos de diferentes épocas que abordam desde a infância do autor, sua relação com a educação e seu trabalho como escritor. O material selecionado permite que se tenha uma ideia mais ampla do pensamento crítico de Bartolomeu, sobretudo quando se trata de leitura, de educação e de seu ofício como escritor, ampliando o acesso dos leitores às suas obras.

O livro se divide em duas partes. Na primeira, Leitura e Memória, o autor fala sobre sua relação inicial com a escrita e com a leitura, seus primeiros anos na escola, seu primeiro livro. De forma emocionada, Bartolomeu relembra o pai, a mãe e, com carinho especial, descreve o gosto peculiar do avô por escrever, nas paredes da casa, frases que o menino decifrava aos poucos, palavra por palavra, ansiando pelas próximas tramas a serem escritas no cimento, que foi seu primeiro livro.

O segundo conjunto, Leitura e Educação, reúne textos que contam sobre sua atuação como educador, quando foi professor de uma escola experimental ligada ao Ministério da Educação. Também fala sobre sua condição de escritor, o compromisso com o jovem leitor e sua busca por formas de dialogar com esse público através da escrita. Os vários assuntos discorridos no livro são retomados e desenvolvidos em textos de diferentes entonações, pois, enquanto alguns foram produzidos para fins mais coloquiais, como seminários, outros foram escritos sob encomenda; e todos foram mantidos em sua forma original.

O livro faz parte da série Conversas com o professor, que tem como propósito facilitar, principalmente ao professor do Ensino Fundamental, o acesso ao conhecimento produzido pela Academia numa linguagem não-acadêmica, sem sofisticações teóricas, que leve em conta a vivência e a experiência desse professor. Sua proposta é, portanto, apontar para os múltiplos caminhos e promover reflexão, questionamento, ampliação e enriquecimento sobre e dessa bagagem; acima de tudo, instigar, provocar, seduzir e convidar a uma conversa fluente e acolhedora cujo resultado final seja realmente uma troca. A série já conta com outros dois títulos: A imagem nos livros infantis – Caminhos para ler o texto visual de Graça Ramos, e O professor e a literatura – Para pequenos, médios e grandes, de Ligia Cademartori.

Sobre o autor – Bartolomeu Campos de Queirós (1940-2012) viveu sua infância em Papagaios, cidade do centro-oeste de Minas. Com formação nas áreas de educação e arte, cursou o Instituto Pedagógico de Paris. Desde os anos 1970, teve destacada atuação como educador, em vários níveis, contribuindo com importantes projetos para a Secretaria de Estado da Educação e para o Ministério da Educação. Participou do Projeto ProLer, da Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários sobre educação, leitura e literatura. Foi um dos idealizadores e co-fundador do Movimento por um Brasil Literário. Sua obra alcançam mais de 40 livros publicados no Brasil, vários deles traduzidos e editados em outros países.

Sobre o organizador – Júlio Abreu, natural de Abre Campo, MG, é formado em Letras e Design Gráfico. Lecionou Português e Literatura para o ensino fundamental, trabalhou como livreiro e foi editor-assistente na Autêntica Editora. Editou, com Ricardo Novais, a coleção de poemas e desenhos Relógio do Rosário. Atualmente dirige, ao lado de Leonora Weissmann, a Jiló Design, que desenvolve projetos de design gráfico.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.