Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica lança terceiro volume de A História das Construções

24/08/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Chega ao mercado novo volume da série escrita pelo engenheiro José Celso da Cunha: ‘A História das Construções 3 – Das construções olmecas, no México, às revelações de Pompeia’

A produção das primeiras ferramentas a partir de pedras vulcânicas destinadas à caça, pesca e defesa, como facas, lanças e machados, ainda na era paleolítica, contribuiu para o surgimento das primeiras construções, inicialmente com a confecção de malocas nas cercanias das grutas e cavernas, ou mais distantes, com a construção de abrigos temporários. A partir da análise deste período da humanidade, o primeiro volume da série A História das Construções, escrito por José Celso da Cunha e lançado em 2009, inicia um precioso estudo sobre o surgimento e a evolução da engenharia e da arquitetura. O segundo volume, lançado simultaneamente ao primeiro, reforça como os avanços técnicos das construções, a partir da implementação da pedra, mudaram os rumos da engenharia e da arquitetura e permitiram a construção das grandes obras.

A História das Construções 3 – Das construções olmecas, no México, às revelações de Pompeia é o penúltimo volume da série, baseada a partir de uma intensa pesquisa do autor, que o permitiu descrever de forma acessível e objetiva os avanços técnicos presentes nas construções deixadas em vários sítios arqueológicos do mundo, como registro de uma trajetória do homem na conquista dos espaços e da natureza. Sempre analisando a evolução técnica de importantes obras do passado, das Américas Pré-colombianas, desconhecidas, aos continentes que se encontram no mediterrâneo, José Celso apresenta no terceiro livro da série a continuidade do desenvolvimento das construções a partir de 1500 a.C, partindo dos olmecas e de outras civilizações na Mesoamérica, numa primeira fase, passando posteriormente pelos Assírios e Persas, na Mesopotâmia, e pelos gregos, na Europa, para chegar às incríveis e reveladoras edificações de Pompeia e Herculano, adormecidas às margens do Vesúvio. Nesse volume é possível perceber o quanto a engenharia e a arquitetura de diversas civilizações, autônomas ou interdependentes desenvolveram, apresentando complexas e inovadoras soluções, com criações cada vez mais incríveis.

A série, que ganhará muito em breve seu quarto e último volume em outubro deste ano, apresenta uma sequência não necessariamente geográfica, cronológica ou temporal, identifica o surgimento de novas técnicas e procedimentos construtivos que alavancaram o avanço da arquitetura e da engenharia desde a era paleolítica.

O primeiro volume de A História das Construções – Da pedra lascada até as pirâmides de Dahchur – trata especialmente do início da arquitetura e da engenharia, mostrando como surgiram as primeiras manifestações humanas que contribuíram para o início das construções. O autor ainda discute como os surtos civilizatórios contribuíram para a evolução das técnicas construtivas ao longo do tempo, como as construções em argila na Mesopotâmia, no início do terceiro milênio a.C., as construções com barro e rama em Caral-supe, no Peru, as construções de pedra de Carnac, na França, até o alvorecer da IV Dinastia do Império Antigo, no Egito.

O segundo volume da série – Das grandes pirâmides de Gisé ao templo de Medinet Habu – contempla estudos sobre os avanços técnicos que consolidaram o emprego da pedra na construção e permitiram a realização de grandes obras da arquitetura e da engenharia, suportes que garantiram esses avanços. O autor parte das obras das Grandes Pirâmides de Gisé, passa pelas construções das primeiras civilizações do Peru, posteriormente por Creta e suas construções minoicas, dos micenas, no Peloponeso, na Grécia, e retorna ao Egito, analisando as construções do Novo Império.

O quarto e último volume de A História das Construções – Do Panteão de Roma ao Panteão de Paris, que será lançado em outubro deste ano, mostra como as construções romanas se beneficiaram das técnicas do arco romano e do concreto para o desenvolvimento da sua arquitetura, em que Roma é a sua principal expressão. Na mesma direção, como técnicas equivalentes propiciaram as conquistas nesse campo pelos construtores maias na Mesoamérica. Na sequência são apresentados os construtores Sul Americanos de Tiwanaco, na Bolívia, do início da era cristã, aos Incas, quinze séculos depois, considerados os mais criativos e os mais bem sucedidos construtores dessa região. Finalmente o autor nos leva a conhecer como os conhecimentos técnicos da construção no mediterrâneo, provenientes de milhares de anos de experimentação e sucesso, permitiram que as artes da arquitetura e da engenharia pudessem reunir as mais valiosas e criativas obras em que a construção em pedra, do Panteão de Roma ao Panteão de Paris, foi o seu maior legado.

A grande maioria das fotografias apresentadas nos livros foi registrada por José Celso durante viagens feitas nos últimos 30 anos em vários países do mundo. As últimas viagens do autor, complementares à sua pesquisa, foram realizadas nos últimos anos a países como Itália, inclusive a Sicília, França, Inglaterra, Egito, Grécia, inclusive Creta, Argentina, México, Guatemala, Honduras, Bolívia e Peru, dentre outros. O presente trabalho é parte de um Projeto de Pesquisa Institucional patrocinado pela ArcelorMittal em convênio com o CEFET-MG.

Confira aqui galeria de imagens internas do livro.

Sobre o autor – José Celso da Cunha, filiado à Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), e atual Diretor da Regional de Belo Horizonte do IBRACON, graduou-se em Engenharia Civil pela E.E.UFMG, 1975, tornou-se doutor em Mecânica dos Solos-Estruturas pela École Centrale de Paris (ECP), 1985 e pelo CEBTP, Paris, França. É autor do livro Palace II – A Implosão Velada da Engenharia, Autêntica Editora, 1998. Pesquisador e interessado pela história das construções, percorreu inúmeros sítios arqueológicos em vários países do mundo, buscando subsídios técnicos, gráficos e fotográficos para compor esta série de livros sobre o tema.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.