Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coletânea discute territórios educativos na educação do campo

30/07/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A educação do campo constitui-se atualmente como materialidade nas políticas públicas, nos movimentos sociais, nas universidades, nos debates dos meios de comunicação, nas instâncias jurídicas, nas escolas, nos seminários e congressos científicos, nos órgãos estaduais, e a cada dia avança nas secretarias municipais de educação. Para sistematizar e refletir sobre as ideias e práticas que tecem a educação do campo, as educadoras Maria Isabela Antunes-Rocha, Maria de Fátima Almeida Santos e Aracy Alves Martins organizam a obra Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais, lançamento da Autêntica Editora, que reúne 12 artigos de mais de 30 especialistas na área, que discutem princípios, conceitos e métodos.

Os capítulos do livro são leituras dos campos de desafios nas construções dos territórios da Educação Básica e da Educação Superior, explica o prefaciador da obra, o geógrafo Bernando Mançano Fernandes, coordenador da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. “São análises, interpretações e descrições das realidades, dos desafios, das soluções, das resistências, das superações e das persistências nas caminhadas e marchas que fazemos dia a dia para construirmos territórios imateriais a partir de nossas intencionalidades, para contribuirmos com o desenvolvimento dos territórios materiais”, complementa.

O livro integra a Coleção Caminhos da Educação do Campo, que tem como objetivos divulgar e socializar resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para a Educação do Campo. Pela mesma coleção já foram publicados outros quatro títulos: Educação do campo – Desafios para a formação de professores, de Aracy Alves Martins e Maria Isabel Antunes-Rocha; Outras terras à vista – Cinema e Educação do Campo, de Aracy Alves Martins, Inês Assunção de Castro Teixeira, Mônica Castagna Molina e Rafael Litvin Villas Bôas (Orgs.); Escola de Direito – Reinventando a escola multisseriada, de Maria Isabel Antunes-Rocha e Salomão Mufarrej Hage (Orgs.); e Licenciaturas em Educação do Campo – Registros e reflexões a partir das experiências piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS, de Laís Mourão Sá e Mônica Castagna Molina (Orgs.).

Sobre as organizadorasMaria Isabel Antunes-Rocha é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia Social pela UFMG, onde é docente na Faculdade de Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo. Maria de Fátima Almeida Martins é doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o curso de Licenciatura em Educação do Campo. Aracy Alves Martins é doutora em Educação pela UFMG, com pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, e na Unicamp/Universidade de Coimbra. Professora associada da Faculdade de Educação da UFMG no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.