Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Historiador discute a legitimidade do audiovisual como fonte e objeto de pesquisa

12/07/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

As relações entre a produção historiográfica e os registros audiovisuais – cinema, animação, videogames, clipes etc. – são variadas. Em História & Audiovisual, lançamento da Autêntica Editora, o pesquisador e mestre em história Rafael Rosa Hagemeyer apresenta um estudo sobre a utilização do registro audiovisual como fonte de pesquisa e objeto de estudo historiográfico.

Hagemeyer parte de alguns pressupostos para analisar a complexa relação que se estabelece entre as esferas do audiovisual e o conhecimento histórico. Em primeiro lugar, uma série de produtos culturais cabe no conceito “audiovisual”. Segundo, nem todo registro é um produto cultural, uma vez que há diversos graus de manipulação e edição envolvidos. E, em terceiro lugar, o historiador pode usar o audiovisual de várias maneiras: como fonte de informações, como objeto privilegiado de análise, como formação de um conjunto de técnicas e linguagens, como forma de representação da história. Daí a importância da narrativa do audiovisual para a formação e apreensão da história.

Para discutir o tema, o autor propõe reflexões sobre a difícil constituição do audiovisual no campo do conhecimento das ciências humanas e, sobretudo, no campo da história; sobre o desenvolvimento técnico dos audiovisuais e o chamado efeito realista produzido pela invenção e pela difusão de aparelhos de captura de sons e imagens em movimento, sua exploração comercial e seus usos políticos; e sobre as diversas formas de narrativa histórica presentes nos audiovisuais.

História & Audiovisual integra a coleção “História &… Reflexões“http://grupoautentica.com.br/autentica/colecoes/10, que oferece ao leitor uma introdução sobre temáticas lacunares da História, sejam elas teórico-conceituais ou metodológicas. Já conta com outros 14 títulos que relacionam a História a temas como documento e metodologia de pesquisa, fotografia, gênero, história cultural, ensino de história, imagens, livro e leitura, modernismo, música, natureza, religião, região e globalização, sociologia e turismo cultural.

Sobre o autor – Rafael Rosa Hagemeyer é mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Foi professor de História da Comunicação e da Arte na Universidade Positivo, de Curitiba, entre 2004 e 2007, ano em que realizou pós-doutorado em História da Arte na Universidade Autônoma de Madri, pesquisando a iconografia das Guerras de Independência. Desde 2008, é professor do curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além de ser responsável pela Prática Curricular em Imagem e Som – grupo de disciplinas do Laboratório de Imagem e Som dedicadas a dar aos estudantes de História suporte teórico-metodológico sobre o uso das fontes audiovisuais e o desenvolvimento de projetos didáticos de produção audiovisual. Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre as relações entre cinema e ideologia nos filmes que representam a classe operária nos anos 1970.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.