Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Hilariante, encantador: um clássico da literatura italiana para todas as idades

12/06/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

O nome de Vamba, pseudônimo do jornalista e escritor italiano Luigi Bertelli (1858-1920), é mundialmente conhecido pela numerosa e cômica produção literária infantojuvenil. Dentre os mais famosos, destaca-se O diário de Gian Burrasca, publicado originalmente em 1907 e 1908 como folhetim. Divertida e aguda sátira dos costumes e convenções da época, narra, em forma de diário, as peripécias de seu dono, o menino Giannino Stoppani. O sucesso literário se repetiu, nos anos 1960, na série de TV dirigida pela cineasta Lina Wertmuller, tendo Rita Pavone no papel de Gian Burrasca. Essa importante obra chega agora ao Brasil, pela Autêntica Editora, com ilustrações originais feitas pelo próprio autor, em tradução de Reginaldo Francisco.

A obra conta a vida de Gian, um menino que viveu em Florença, na Itália, no começo do século XX e que, como muitas outras crianças, gostava de brincar e se divertir, fazendo muitas travessuras – a ponto de seu apelido, Burrasca, que quer dizer “tempestade”, ter sido incorporado à língua italiana como sinônimo de “criança bagunceira”, sob a forma giamburrasca.

O autor afirma ter encontrado por acaso o diário com o relato bem-humorado de um garoto de nove anos que não compreende as atitudes e a autoridade dos adultos, principalmente da família, que sempre o repreende por suas molecagens. Por meio da narrativa do ”inocente” Giannino, o livro critica a política, a religião, os preconceitos de uma sociedade pequeno-burguesa e carola e, principalmente, a educação familiar e escolar equivocada.

A tradução de Reginaldo Francisco busca ser a mais próxima do texto original, com suas referências culturais, geográficas e históricas, sem tentar adaptar o enredo à atualidade, para manter assim todo encanto da época. As ilustrações originais, feitas em nanquim, são cheias de detalhes e movimento, enriquecendo a história e mostrando ludicamente a visão original que o pequeno Gian tem do mundo.

Sobre o autor – Vamba (Luigi Bertelli, Florença, 1858-1920) dedicou-se originalmente ao jornalismo político e humorístico. Colaborou em vários periódicos liberais até decidir abandonar o mundo da gente grande para se ocupar das crianças. Vamba deu à literatura infanto-juvenil a contribuição de numerosas obras. Como ele mesmo escreveu, em toda a sua vida “não soube encontrar um limite para a sua infância”, e dessa idade sempre conservou o coração, a fé e as aspirações. Soube levar o espírito “infantil” às suas obras e mesclar sua hilariante veia cômica a uma sutil intenção educativa, pela qual é considerado um autor clássico da literatura infanto-juvenil.

Sobre o tradutor – Reginaldo Francisco nasceu em Duartina, São Paulo. Formou-se bacharel em letras, com habilitação em tradução, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto e fez mestrado em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, onde reside atualmente. É tradutor técnico e literário de inglês e italiano. O diário de Gian Burrasca foi sua primeira tradução para a Autêntica Editora.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.