Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Histórias e personagens insólitos, num lugar em que o impossível acontece, em lançamento do premiado Jacobo Fernández Serrano

07/05/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Neda e Mercurim são pequenos tritões filhos do poderoso Pindo IV, o rei do mar. Com a proximidade do aniversário do pai, os dois irmãos entram em um dilema: o que dar de presente a ele? Com a ajuda da mãe, decidem que o rei não só merecia, como também precisava de uma nova coroa que substituísse a chaleira velha que usava na cabeça. Assim, já no fundo do mar se inicia a confusão que foi continuar em terra firme, atingindo completamente a vila inteira de Nil. Mil coisas podem acontecer quando apenas uma pessoa é tirada de seu lugar e colocada em outro. É o que conta o romance do espanhol Jacobo Fernández Serrano, vencedor do Prêmio Merlín de Literatura Infantojuvenil, que chega agora ao Brasil pela Autêntica Editora, em tradução de Luiz Reyes Gil.

A vila de Nil passou por um longo ano de guerra por causa do rio que secou. Um belo dia, o rio Inriques retorna – na verdade, tinha tirado umas férias… – sem entender bem o que está acontecendo, e a paz é declarada. Os ex-combatentes da guerra, agora, precisam de uma nova função. Decide-se, então, montar uma banda com eles. Pouco, marido de Lina, um moço franzino muito baixo e mudo, acaba ficando com a tuba. Assim começa o outro lado da história, em que mil coisas acontecem naquele lugar onde o absurdo e o disparatado fazem parte do cotidiano. Puro nonsense, personagens destrambelhados e muita confusão dão o tom dessa divertida história.

Os diálogos entre os personagens, os comentários do narrador diretamente para o leitor e a rapidez com que se dão os acontecimentos são algumas das marcas das histórias que rodeiam Nil. Uma criança limpa o cemitério, um porco vai à escola, o joalheiro vira cão pastor, o cão ocupa o chiqueiro. Literalmente, “mil coisas” para ler e se divertir. Além do texto leve e ágil, e das situações surreais, as deliciosas ilustrações de Serrano dão um toque especial a essa obra da Galícia, Espanha, que certamente vai encantar jovens brasileiros a partir dos onze anos… e adultos também, por que não?

Sobre o autor – Jacobo Fernández Serrano nasceu em Vigo, na Espanha, em 1971. Em 1989, foi para Madri estudar Belas Artes e em 1994 voltou licenciado em pintura pela Universidade Complutense. Desde então, é ilustrador, autor de histórias em quadrinhos, escritor e pintor. Além de Mil coisas podem acontecer, Jacobo tem outras publicações infantojuvenis. É também ilustrador de livros de literatura infantil, didáticos, dicionários, guias sobre a natureza, cartazes e ilustrações para a televisão. Recentemente, criou um blog dedicado aos meninos e meninas que leem, escrevem e desenham: http://milcousas.wordpress.com

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.