Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica Editora lança infantil inédito de Bartolomeu Campos de Queirós

19/04/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Bartolomeu Campos de Queirós (1940-2012) foi um dos mais consagrados autores nacionais de literatura infantil. Detentor de diversos prêmios, foi condecorado mais de uma vez com o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, a maior e mais importante premiação do país, e com o Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil, além de ter sido finalista no prestigioso prêmio internacional da literatura infantil, o Hans Christian Andersen, em 2010. Falecido em janeiro deste ano, Bartolomeu tinha ainda alguns livros no prelo. A primeira obra póstuma chega agora, pela Autêntica Editora: A filha da preguiça.

Após uma gravidez que durou longos e difíceis sete anos e sete meses e uma barriga descomunal, a menina nasceu – na noite de São João, a mais longa do ano. Demorou três anos para chorar. Era a própria encarnação da preguiça: desde o ventre da mãe até a idade adulta, tudo nela era lento, desanimado, modorrento. Aprendeu a falar aos dez anos; para aprender as letras do alfabeto, demorou vinte e seis meses… Não tinha ânimo para nada. Falar, andar, aprender, brincar, nada a interessava. Diante de tanta falta de motivação, os pais a levaram a vários médicos em busca de explicações. Mas o resultado também foi preguiçoso: só o tempo poderia dizer qual era o problema da pequena preguiçosa. Essa condição acabou por contaminar o pai e a mãe, levando-os a tomar uma importante decisão.

Prosa poética da melhor qualidade, carregada de reflexões sobre a vida, o ser humano, o estar no mundo, marca registrada do autor.

Sobre o autor – Bartolomeu Campos de Queirós (1940-2012) viveu sua infância em Papagaio, cidade localizada no centro-oeste de Minas. Com formação nas áreas de educação e arte, cursou o Instituto Pedagógico de Paris. Desde os anos 70, teve destacada atuação como educador, em vários níveis, contribuindo com importantes projetos para a Secretaria de Estado da Educação e para o Ministério da Educação. Participou do Projeto ProLer, da Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários sobre educação, leitura e literatura. Foi também co-fundador do Movimento por um Brasil Literário. Suas obras alcançam mais de 40 livros publicados no Brasil, vários deles traduzidos e editados em outros países.

Sobre a ilustradora – Artista plástica e ilustradora, Marta Neves vive e trabalha em Belo Horizonte. Utilizando técnicas variadas, seu repertório vai desde o bordado e o desenho, passando por imagens digitalizadas a vídeo, até a instalação e a performance. Na ilustração, espelha sua criatividade a cada publicação, nunca se repetindo.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.