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Coletânea registra as experiências-piloto na formação de professores que atuam em educação no campo

07/03/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Os resultados obtidos na implantação do curso de Licenciatura em Educação no Campo em quatro universidades federais brasileiras – Minas Gerais, Brasília, Bahia e Sergipe – podem ser agora compartilhados no livro Licenciaturas em Educação no Campo: Registros e reflexões a partir das experiências-piloto, organizado pelas pesquisadoras Mônica Castagna Molina e Laís Mourão Sá. A obra, publicada pela Autêntica Editora, reúne artigos sobre as experiências de capacitação de educadores para atuação na realidade da escola rural e integra a Coleção Caminhos da Educação no Campo, que tem como objetivos divulgar e socializar resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para a Educação do Campo.

O projeto Licenciatura em Educação no Campo – materializado no Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação no Campo e vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação – tem como foco a formação de professores que atuam na área rural, para que esses possam, por meio do aprendizado, promover maior interesse e participação dos alunos nos estudos, inseridos nas realidades de suas próprias regiões. A partir desse ideal de formação, as experiências-piloto dividem os componentes curriculares em áreas do conhecimento e de processos educativos comunitários, embasando ainda mais intenção de garantir um vinculo em relação à comunidade e sua história de lutas políticas agrárias.

Para estruturar os resultados já obtidos, a obra é divida em três partes. No primeiro conjunto, as experiências das universidades, desde a idealização até a realização, são organizadas em quatro artigos individuais. A segunda parte conta com reflexões sobre as divisões das áreas do conhecimento e os desafios nas propostas de novos currículos. A terceira e última parte é formada por mais nove textos que discutem a questão política que envolve o tema a partir da alternância, ou seja, a intercalação do tempo entre escola e comunidade.

O livro, além de deixar claro à importância da formação de docentes que atuam nos grupos específicos de alunos do campo, também comprova que o projeto, mesmo estando em andamento, já apresenta resultados positivos para as comunidades.

Sobre as organizadoras – Lais Maria Borges de Mourão Sá é pós-doutora em Ciências Sociais e Meio Ambiente pela Universidade de Campinas. Atua como pesquisadora na área de Educação, Ciência e Sociedade, com ênfase em educação do campo e desenvolvimento rural, educação e processos de gestão ambiental, paradigma da complexidade e ecologia humana. Mônica Castagna Molina possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atualmente é diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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