Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Jornalista Ivanir Yazbeck lança biografia de Itamar Franco na Academia Mineira de Letras

16/02/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

O jornalista Ivanir Yazbeck autografa, na segunda-feira, 27 de fevereiro, livro ‘O Real Itamar – Uma biografia’ em que apresenta a biografia autorizada de um dos mais emblemáticos personagens da política brasileira, o ex-presidente Itamar Franco. O evento, promovido pelo Instituto Itamar Augusto Franco e Editora Gutenberg, acontece na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, e é aberto ao público em geral.

Em 2009, o jornalista Ivanir Yazbeck aceitou a incumbência de escrever a primeira biografia autorizada sobre a vida e os feitos do ex-presidente, finalizada apenas após a sua morte em julho de 2011. O Real Itamar revela detalhes da vida e da intimidade do político mineiro, descrito por muitos como de temperamento “mercurial”, que variava do afável e diplomático ao irritadiço.

Por baixo de seu cabelo grisalho e topete bem alinhado, tão bem retratados nas charges e ilustrações nos cadernos de política, se escondia um homem múltiplo, segundo Yazbec, que opta por descrever o político de forma mais humana, desmistificando sua fama de temperamental e acrescentando novos adjetivos ao biografado.

Na obra se vê retratado um homem aberto e que gostava de uma boa conversa. Para escrever o livro, Yazbeck teve longas conversas com o político e, como em uma sessão de análise, Itamar se abriu da forma que um paciente fala com seu psicólogo, trazendo a tona episódios únicos antes desconhecidos do público.

Itamar Franco iniciou sua carreira política como prefeito de Juiz de Fora, cidade onde viveu grande parte de sua vida. Foi vice-presidente do Brasil em 1990 e enfim nomeado o 33º presidente do país, liderando a nação entre 1992-1994, após o impeachment de Collor. Itamar toma as rédeas de um país desestruturado, sendo peça chave para a democracia brasileira, com o lançamento do Plano Real, que estabilizou a economia nacional. Dentre as suas realizações, destacam-se a lei que instituiu os remédios genéricos e a volta do carro popular, e principalmente a manutenção e o aprimoramento da democracia, que ele lutou obsessivamente para restabelecer, enquanto exerceu o mandato de senador por 15 anos.

O Real Itamar resgata não só o homem, mas o político que mudou a cara do país. A obra reúne também considerável acervo fotográfico, que registra em imagens importantes momentos da história do Brasil ao longo das últimas décadas.

Sobre o autor – Ivanir José Yazbeck é jornalista aposentado, com passagens marcantes pelo Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e Extra, exercendo a função de editor de Arte e, eventualmente, escrevendo artigos e críticas cinematográficas. Como escritor, é autor de seis mininovelas levadas ao ar pela Rede Globo, no horário denominado Caso Verdade, e autor de dez livros – três deles dirigidos ao público adolescente, assinados com o nome resumido para Ivan Yazbeck, adotados em diversos colégios, como leitura paradidática.

Lançamento em Belo Horizonte
Data: 27/02/2012, às 19h30
Local: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466, Belo Horizonte MG
Telefone: (31) 3222-5764

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.