Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Aventura leva menina a descobrir o prazer que o sabor dos alimentos oferece

05/01/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Como acontece com muitas crianças, Emília gostava de tudo, menos de comer. Tão magrinha, preocupava os pais. Mas a menina não sentia o gosto de nada e não via graça em nenhuma comida, nem doce nem salgada. Até que um dia, tudo muda: Emília vive uma aventura que a faz descobrir o prazer que se pode encontrar no sabor dos alimentos. Essa é a história que Graça Ramos conta em Casa do sabor, seu mais novo título para crianças, publicado pela Autêntica Editora.

De maneira poética e fazendo alusão a termos indígenas, o livro narra o momento em que a personagem, cujo nome é uma homenagem à boneca falante de Monteiro Lobato, fica presa em uma árvore e sem forças para sair. Passam as horas e ninguém a encontra. Forçada pelo incidente, pela primeira vez sente fome e sede; e, imitando um beija-flor, se alimenta do que a natureza lhe oferece naquele momento: frutas, muitas frutas. A garota de cabelos cor de manga, que antes não comia, experimenta então um enorme prazer em degustar cada uma. Come tanto que engorda e começa a pesar, fazendo com que os galhos baixem e ela possa sair dali.

Texto simples, fluente, bem coloquial, com uma abordagem metafórica original da descoberta do prazer que o alimento pode promover e da riqueza e generosidade da natureza, que nos oferece uma grande e maravilhosa variedade de frutas comestíveis

As exóticas ilustrações do artista plástico Galeno lembram desenhos feitos por crianças e deixam a história ainda mais especial. O formato pouco comum do livro, na horizontal e abrindo de baixo para cima, proporciona ao pequeno leitor uma outra experiência prazerosa: o perfeito diálogo entre palavras, imagens e cores.

Sobre a autora – Graça Ramos nasceu em Parnaíba (Piauí) e mudou-se ainda pequena para Brasília. E estranhou muito a diferença de paisagem, pois saiu do mar para o cerrado, deixando as areias brancas e douradas para brincar na terra vermelha. Desde cedo, foi uma leitora muito atenta de livros infantis. Jornalista, mestre em literatura brasileira e doutora em História da Arte, gosta de observar como o texto escrito e as imagens ajudam a contar histórias que envolvem e surpreendem leitores de todas as idades. Além de escrever livros para crianças, é autora de obras que tratam de arte e literatura, destinadas a adultos. Pela Autêntica Editora, publicou também Vamos voar as trancinhas? e A imagem nos livros infantis – Caminhos para ler o texto visual – este último, na série Conversas com o professor.

Sobre o ilustrador – Galeno também nasceu no Delta do Parnaíba. É pintor conhecido pelo domínio da cor. Suas pinturas exploram vermelhos, azuis, verdes, amarelos e demais cores com forte intensidade. E apresentam objetos resgatados da memória da infância passada entre pipas, carretéis, linhas e anzóis. Nessa mistura de tons e formas, constrói uma geometria lírica que brinca no espaço. Desde criança, vive em Brazilândia, bairro de Brasília, cidade que seu pai ajudou a construir. Tem quadros espalhados por muitos países e é autor do painel instalado na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, que substituiu um mural assinado pelo importante artista modernista Alfredo Volpi.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.