Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Design Museum apresenta quatro obras que ensinam o leitor como projetar objetos

07/02/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A série, produzida pelo museu de Londres, traz os princípios e processos de concepção de objetos de iluminação, cadeiras, tipografias e arquitetura

O trabalho de um designer envolve diversas questões, entre elas a funcionalidade e a criação. Mas requer também muita pesquisa e muito conhecimento sobre pricípios e processos de concepção, técnicas de produção, análise e compatibilidade de materiais, tecnologia e comunicação visual. Para compreender um pouco desse universo e revelar o que é preciso para criar um objeto de design com sucesso, o Design Museum de Londres traz ao Brasil, em publicações da Editora Gutenberg, quatro obras fundamentais de design: Como criar em Arquitetura, Como criar em Iluminação, Como criar em Tipografia e Como criar uma Cadeira.

As obras oferecem um importante estudo sobre o processo de concepção de um objeto, a partir de seus princípios, métodos, técnicas de modelagem e disposição de materiais úteis para a produção de cada peça. Com estudos de caso de quatro projetos dos mais importantes designers do mundo em suas respectivas áreas, os livros desta série são um suporte imprescindível a designers gráficos, de produtos, de interiores e a arquitetos.

Em Como criar em Arquitetura, o leitor terá acesso às noções iniciais do processo de criação de uma casa, bem como dos processos estruturais, de seleção de materiais, das formas e de sua execução. O livro traz também um estudo sobre a casa de um dos mais importantes arquitetos e designers ingleses, John Pawson, além de uma entrevista e de uma seleção de trabalhos do profissional.

Como criar em Iluminação traz as especificidades do design de peças de iluminação, determinadas por diferentes estéticas, tecnologias, materiais, engenharias e funções, explicadas aqui. A obra apresenta um estudo sobre a iluminação do restaurante oriental Hakkasan, de Londres, projetada por Arnold Chan, referência em design de iluminação. O livro traz uma entrevista com o designer e uma seleção de seus trabalhos.

Em Como criar em Tipografia, o Design Museum mostra como os tipos de letras, suas variações (serifada, sem serifa, com serifa retangular ou egípcia, gótica, humanista, cursiva) e características podem trazer níveis distintos de associação e ensina a melhor maneira de utilizá-las para uma boa comunicação com o público. Para isso, traz seus processos de criação, desde suas raízes históricas e a interação de materiais e técnicas até a evolução para o uso de ferramentas digitais. Acrescenta ainda um estudo sobre a fonte Priori, criada por Jonathan Barnbrook, além de uma entrevista com o designer, um dos mais importantes tipógrafos contemporâneos, e seu parceiro de criação Marcus Leis Allion.

Como criar uma cadeira apresenta informações preciosas sobre o tema, focando os princípios e processos da criação, desde as propriedades simbólicas e funcionais da cadeira até o domínio dos materiais e das técnicas de produção em massa. Em um estudo de caso, Konstantin Grcic, um dos mais conhecidos designers de móveis do mundo, faz um relato sobre a concepção e o desenvolvimento de uma de suas cadeiras e revela o que é preciso para criar com sucesso.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.