Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Jovens leitores reverenciam Machado de Assis em pequenas introduções a contos célebres do escritor

02/12/2011 — Assessoria de Comunicação

A partir de uma oficina de leitura, oferecida como atividade complementar na Escola Sesc de Ensino Médio do Rio de Janeiro, surgiu o Clube de Leitores da instituição. Inicialmente com sete alunos, as sessões de leitura e análise de textos despertaram nos estudantes o prazer em ler e fomentaram trocas de experiências sobre literatura. Machado de Assis foi o autor escolhido para o exercício literário que correspondia ao produto final da oficina: textos selecionados e apresentados pelos alunos participantes. E o fruto desta iniciativa resultou no livro Machado de Assis por jovens leitores, organizado por Fernanda Freitas e Vagner Amaro e lançado pela Autêntica Editora, em parceria com a Escola Sesc de Ensino Médio.

Este livro apresenta seis textos introdutórios que precedem contos célebres de Machado de Assis. Essas pequenas introduções revelam a importância de um dos maiores escritores de nosso país e reforçam a ideia de que o texto machadiano é atemporal. A aluna Letícia Lorentz, por exemplo, escreveu sobre o conto “A Igreja do Diabo” e revelou como Machado “eleva pecados, como a gula, a inveja e a luxúria, a virtudes naturais e legítimas”, ou como Jordy Bolivar Pasa, que expõe, a partir de “O espelho – Esboço de uma nova teoria da alma humana”, a cisão de nossa alma entre as partes interior e exterior. Jordy qualifica o espelho a que se refere o título como a “grande metáfora” daquilo que representamos para a sociedade. E ressalta: “O conto se mantém atual porque trata de um assunto que nos é intrínseco”.

Os outros contos que receberam introdução dos estudantes são: “A carteira”, apresentado por Telmo Olímpio; “O dicionário”, por Bernardo Augusto Rivas; “Três tesouros perdidos”, por Ezequiel Eric Freire; e “A cartomante”, por Thaís Sâmia de Souza.

De acordo com os organizadores, além da paixão pela leitura, o grande mérito dos estudantes é o exemplo deixado a futuros leitores que, a partir deste livro, poderão perceber que quando se trata de boa literatura, como a de Machado de Assis, o diálogo entre autor e leitor será sempre estimulante e prazeroso.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.