Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Historiadores franceses lançam em Belo Horizonte novos títulos da Coleção História e Historiografia

03/10/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Os historiadores franceses François Hartog e Sabina Loriga lançam duas obras no Brasil, nesta segunda-feira, 3 de outubro, durante seminário internacional de história que acontece na UFMG

A Autêntica Editora apresenta dois novos títulos integrantes da Coleção História e Historiografia: O pequeno X, de Sabina Loriga, e Evidência da história, de François Hartog. Os dois autores estão no Brasil para participar do Seminário Internacional: O Brasil em dois Tempos: História, Pensamento Social e Tempo Presente.

Em O pequeno X – Da biografia à história, Sabina Loriga estuda a obra de pensadores do século XIX que buscaram restituir a dimensão individual da história, e se debruça em especial sobre uma, a do historiador Droysen. Ele escreveu, em 1863, que A=a+b, sendo “A” o “gênio individual” (aquilo que alguém é, possui e faz), “a” aquilo que vem de fora (país de origem, época, etc.) e “x”, grande tema do livro, o resultado da capacidade pessoal, obra da livre vontade. A autora procura respostas para a reflexão acerca desse “x”: como se forma, se é inato, que papel a pessoa como sujeito singular tem na história, e como entender a relação entre o indivíduo, seu gênio e o movimento geral da história. A obra ganhou tradução de Fernando Scheibe.

Já François Hartog explora em Evidência da História – O que os historiadores veem, o legado da história desde a Antiguidade até os tempos modernos. O pensador não pretende neste trabalho fazer um estudo contínuo e rigoroso, mas expor pontos de referência e passagem para que se analise a historiografia. Tomando a evidência como fio condutor, propõe grandes questionamentos, como o papel da historiografia na escrita da história e qual o efeito de seu estudo. A tradução é de Guilherme João de Freitas Teixeira.

A Coleção História e Historiografia tem o intuito de disponibilizar para professores e alunos de história obras ainda não traduzidas no Brasil, escritas por autores notáveis. Outros quatro títulos já integram a coleção: Doze lições sobre a história, de Antoine Prost; História e psicanálise- Entre ciência e ficção, de Michel de Certeau; Lugares para a história, de Arlette Farge; e A leitura e seu público no mundo contemporâneo, de Jean-Yves Mollier, que também estará presente no evento.

Lançamento de O pequeno X e Evidência da história
Data: 3 de outubro de 2011 (segunda-feira), às 17h30
Local: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627 | Auditório Sônia Viegas | FAFICH | UFMG | Campus Pampulha
Site do evento: http://www.fafich.ufmg.br/brasiliana

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.