Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Educadora discute teorias, valores e práticas para o ensino de educação sexual na escola

14/09/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A vivência da sexualidade desde a infância é um processo que envolve a descoberta do corpo, a afetividade, a capacidade de socialização, o respeito às diferenças e o exercício da alteridade. A educadora Jimena Furlani busca compreender complexos temas sociais olhando para a infância e para adolescência numa proposta pedagógica consistente para todos os níveis da Educação Básica.

O livro Educação sexual na sala de aula – Relações de gênero, orientação sexual e igualdade ético-racial numa proposta de respeito às diferenças, lançado pela Autêntica Editora, organiza diferentes teorias e práticas pedagógicas acerca da educação sexual, observadas no Brasil, e oferece perspectivas e possibilidades didáticas para professoras/es e profissionais da educação.

Entre as razões que motivam a inclusão da educação sexual no currículo escolar estão a preocupação com a iniciação sexual, a gravidez na adolescência e o HIV, mas Jimena aponta que não basta tratar do assunto apenas com o viés biológico, pois os desafios contemporâneos são múltiplos: são sociais, culturais e políticos.

O livro Educação sexual na sala de aula reúne muitos adjetivos, segundo sua autora: é uma publicação completa – voltado à Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a formação inicial e continuada de educadoras/es. É um material pedagógico objetivo e rico – com atividades práticas, todas precedidas de embasamento teórico consistente e de fácil compreensão. É um livro politicamente coerente – que busca enfrentar preconceitos, em especial, aqueles baseados nas diferenças sexuais, de gênero e étnico-raciais, mostrando como cada nível da escolarização brasileira pode educar para o respeito às diferenças e construir uma sociedade de inclusão e de paz. É um recurso ousado – que reconhece a importância da Educação Sexual curricular na formação de crianças, jovens e adultos… Um livro, indiscutivelmente, útil à educação contemporânea.

Jimena Furlani é natural de Florianópolis (SC). Professora efetiva da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED). Doutora em Educação (UFRGS – 2005) na Linha de Pesquisa em Educação, Gênero e Sexualidade. Mestre em Educação (UFSC – 1993); Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (UFSC – 1988 e 1992). Pesquisadora na área da formação de educadoras/es para a Educação Sexual e o respeito as diferenças, em todos os níveis da escolarização brasileira.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.