Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Professor de latim reúne trechos curiosos de cartas e documentos da Roma Antiga

24/08/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Um império de dimensões continentais, que perdurou por séculos e travou contato, por meio de batalhas e relações comerciais, com muitos povos, certamente acumulou uma vasta e considerável cultura, além de costumes e regras diversos. O comportamento e os hábitos dos romanos, desde a época clássica até alguns séculos depois de Cristo, podem parecer bizarros para os cidadãos do século XXI – muito embora tenham influenciado profundamente a cultura ocidental. Mas, em sua época de concepção, foram importantes e muito respeitados, defende o professor de latim J. C. MacKeowm – o que não torna menos esquisitas as frases, normas e explicações encontradas em diversos textos da época, escritos em grego ou latim. Observações que “impressionam por serem interessantes, curiosas ou simplesmente divertidas”, encontradas por MacKeown em seus estudos, estão reunidas em O livro das curiosidades romanas, lançado pela Editora Gutenberg.

O autor lembra que não é especialista em História Antiga, não tem pretensões de escrever um texto acadêmico, e que tentou não expressar opiniões sobre a validade, intenção ou importância das declarações reunidas neste livro. “No entanto, acho particularmente difícil acreditar que um peixe de 15 centímetros tenha conseguido evitar o avanço da capitânia de Marco Antônio durante a Batalha de Ácio; ou que Milão tenha sido fundada após a aparição de um porco felpudo na futura área ocupada pela cidade; ou que tocar com os lábios as narinas de uma mula fêmea cessaria espirros e soluços”, anuncia, já antecipando o inusitado conteúdo da obra.

Elaborado a partir de cartas e documentos dos territórios que já fizeram parte do majestoso império romano, o livro contém relatos sobre temas como a criação dos filhos, casamentos e divórcio, o arranjo de noivados em tenra idade, a busca pela beleza através de cosméticos e a força que a mulher possuía em conduzir uma relação dentro de sua casa. Sem outra pretensão a não ser divertir e aguçar a curiosidade do leitor, McKeown apresenta um bem-humorado mosaico sobre o povo que mais deixou vestígios e marcas no mundo.

Sobre o autor – J. C. McKeown é professor de Latim da Universidade de Wisconsin (EUA) e autor de livros sobre essa língua.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.