Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Autêntica, Gutenberg e Nemo lançam mais de 20 títulos na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

23/08/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Há opções para todos os públicos e idades: desde títulos para bebês que ainda não leem, passando pelos jovens em busca de aventuras e fãs de histórias em quadrinhos sofisticadas, até títulos de interesse geral e acadêmicos em várias áreas do conhecimento, como a coleção Filô, com textos clássicos e contemporâneos da Filosofia

O Grupo Editorial Autêntica, que reúne as editoras Autêntica, Gutenberg e Nemo, marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com mais de 20 novos títulos, nas mais variadas áreas de interesse e conhecimento, que poderão ser conferidos no estante P09, Pavilhão Verde. Veja a seguir as novidades de cada editora.

Autêntica

A mais antiga editora do grupo apresenta um projeto arrojado: a Coleção Filô, que abarca textos clássicos da filosofia antiga, moderna e contemporânea e também de filósofos marginalizados em sua época, mas reconhecidos hoje por suas produções relevantes. Entre os autores que deverão integrar a Coleção Filô estão nomes como Spinoza, Aristóteles, Wittgenstein, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze, Gerges Bataille, Chantal Jaquet, Arthur C. Danto e Walter Benjamim. Na Bienal, os dois primeiros livros da Coleção Filô: Íon, de Platão, com tradução bilíngue (grego-português), e Do sublime ao trágico, de Friedrich Schiller.

Outro lançamento é O sociólogo e o historiador, a reprodução integral de um debate polêmico de 1988 entre o historiador Roger Chartier e o sociólogo Pierre Bourdieu.

No campo da educação, Gabriel Perissé lança O valor do professor, em que discute os aspectos fundamentais da arte de ensinar e importância do docente na formação da própria sociedade. A editora também traz duas obras de referência em historiografia: História e Psicanálise, em que o filósofo, historiador e teólogo Michel de Certeau discute relação entre ciência, história e ficção; e Lugares para a História, em que historiadora francesa Arlette Farge repensa o sofrimento e as relações humanas a partir da análise das descontinuidades e fragmentos históricos.

Para crianças, a coleção Para os bem pequenos dirige-se a um público que ainda não sabe ler: crianças de 0 a 3 anos e pré-leitores. O projeto é resultado de uma parceria entre duas referências nacionais na literatura infantil e juvenil: a escritora Sonia Junqueira e a ilustradora Mariângela Haddad. A coleção estreia com três títulos: Pedrinho, cadê você?, Brinquei na pracinha e Que bichos mais bonitinhos!

Gutenberg

Criada como selo editorial da Autêntica, a Gutenberg ganhou autonomia e virou editora neste ano, anunciando muitas novidades no seu catálogo. Para a Bienal, uma nova série da jovem escritora mineira Paula Pimenta vem se somar ao sucesso editorial de Fazendo meu filme, que já conta com três volumes. Agora, é a vez de Minha vida fora de série, sobre Priscila, uma adolescente que enfrenta os desafios de ter de mudar de cidade.

Há ainda vários títulos de interesse geral. A coleção Guias do Escritor é composta por manuais práticos que se destinam a ajudar aqueles que desejam dominar a arte da escrita. Com diversos exemplos e orientações fundamentais, cada volume aborda um tema crucial da criação literária. A coleção estreia com três títulos: Como escrever diálogos, Como escrever textos técnicos e profissionais e Como narrar uma história”.

Outras obras focam especificamente no desenvolvimento pessoal e profissional. Em A vaga é sua, o consultor de negócios John Kador sugere 301 perguntas inteligentes que devem ser feitas por candidato em uma entrevista de emprego. E, para mulheres que estão à beira dos 40 ou que já passaram desta faixa etária, a dica é A mulher de 40 anos, da psicóloga Regina Beatriz de Resende Silva, que propicia uma oportunidade para reflexões, questionamentos, autoconhecimento e motivação. Também sobre a questão do tempo, o gerontologista Pedro Paulo Monteiro discute, em O tempo não tem idade, o que é o tempo e como o processo de envelhecer pode ser uma etapa rica e gratificante da vida.

Dois outros títulos falam de heróis. Em Heróis da Paz, o americano Irwin Abrams reúne os trechos mais significativos dos depoimentos históricos dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz. E, em Heróis e exílios, o historiador inglês Tom Ambrose resgata a trajetória e as realizações de grandes nomes da História que foram exilados por causa de sua homossexualidade.

Para todos os gostos, o compêndio Ideias geniais, do divulgador científico indiano Surendra Verma, explica os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos, e apresenta os nomes consagrados da Ciência, de Pitágoras a Hawking. E, em O livros das curiosidades romanas, o leitor encontra uma coletânea de citações curiosas, divertidas e, por que não, bizarras, retiradas de obras de grandes autores clássicos como Plínio, Cícero e Ovídio, entre outros, comentadas pelo professor de latim J. C. McKeown, que nos mostram a civilização romana sob outro olhar.

Nemo

Com a proposta de reunir nomes consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos, a Nemo estreia no mercado editorial com três lançamentos: Coleção Moebius: Arzach, Ciranda Coraci e O senhor das histórias. O primeiro, obra do francês Moebius, é um clássico e um divisor de águas na história dos quadrinhos. Neste primeiro volume da Coleção Moebius, publicado no formato europeu original, com alta qualidade gráfica, capa dura e miolo em papel couché, são apresentadas todas as histórias clássicas de Arzach, e ainda mais.

Os outros dois, dos autores brasileiros Wellington Srbek e Will, são os primeiros volumes da série infanto-juvenil Mitos Recriados em Quadrinhos.

Em Ciranda Coraci, a história do herói Coraci (o Sol) e de sua noiva Jaci (a Lua) é recriada numa HQ repleta de cor e movimento. Nas páginas desta história em quadrinhos, personagens e ambientes, mitos e lendas ganham vida através de um texto poético e belas imagens.

Já em O senhor das histórias, Srbek e Will apresentam o conto de Anansi, o senhor das histórias. O HQ apresenta uma aventura recheada de sabedoria e coragem, na qual os leitores vão descobrir de onde vêm as histórias.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.