Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coleção “Invenções Democráticas” propõe maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação

14/07/2010 — ADCom Comunicação

Os dois primeiros lançamentos da coleção são: Espinosa e a Psicologia Social e Invenções Democráticas – A Dimensão Social da Saúde

O Grupo Invenções Democráticas é resultado do encontro de diferentes maneiras de desenvolver autonomia e cooperação e de pensar e realizar a democracia em diferentes frentes e áreas.

Acolhendo e repercutindo a relevância político-cultural dessas iniciativas, a Invenções Democráticas, da Autêntica Editora, tem início com o lançamento de dois livros: Espinosa e a psicologia social – Ensaios de ontologia política e antropogênese (formato 16cm X 23cm, 200 páginas, R$ 39,00) e Invenções Democráticas – A dimensão social da saúde (formato 16cm X 23cm, 208 páginas, R$ 39,00).

A primeira obra, que tem por subtítulo Ensaios de ontologia política e antropogênese, traz conferências e aulas ministradas no Brasil pelo filósofo e professor francês Laurent Bove, ao lado de outros escritos que também refletem sobre a relação entre afetos e poder, partindo da ideia de que o desejo de não ser dominado e a alegria de constituir um mundo comum de modo igualitário fundamentam a dimensão democrática de toda e qualquer formação social. A organização é de David Calderoni e a tradução de André Menezes Rocha, Danilo Bilate de Carvalho, David Calderoni, Bernardo Bianchi, Éricka Mariê Itokazu, Henrique Piccinato Xavier, Lívia Godinho Nery Gomes, Marcelo Barata Ribeiro, Marcos Ferreira de Paula, Maurício Ayer, Moara Passoni e Renato Mezan. A revisão técnico-filosófica foi feita por Marcos Ferreira de Paula.

A segunda obra, organizada por Marcelo Gomes Justo, contém textos que Alberto Olavo Advincula Reis, Cristiano Novaes de Rezende, David Calderoni, Egberto de Almeida Penido, Helena Singer, Isabel Victoria Marazina, Laurent Bove, Lilian L’Abbate Kelian, Nelson da Silva Junior, Marcelo Gomes Justo, Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni, Maria Luci Buff Migliori, Marilena Chauí, Paulo Rogério Gallo e Paul Singer contribuíram para a criação do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública (NUPSI-USP), sede acadêmica das Invenções Democráticas, operando na extensão da universidade às comunidades, mediante ações comunicativas voltadas à promoção da dimensão psicossocial da saúde.

Além da autogestão econômica, da reparação jurídica comunitária e não violenta, da formação educacional centrada na alegria e no desejo de aprender e ensinar, da fundamentação ontológica da democracia e da promoção da saúde mental coletiva – práticas cujos expoentes estarão presentes no debate de lançamento –, o Grupo e a Coleção Invenções Democráticas estão abertos à interação, à reflexão e à divulgação de todas as formas participativas de promoção do bem-estar individual e social que façam diferença.

A rede internacional do Grupo e da Coleção Invenções Democráticas conta, no meio acadêmico, com: Boaventura de Sousa Santos (Portugal), Vittorio Morfino (Itália), Diego Tatian e Mariana Gainza (Argentina), Laurent Bove e Cristian Azaïs (França), Sandra Jovchelovitch (Inglaterra), Paul Singer e Marilena Chauí (Brasil).

Apoiado neste corpo editorial e tendo em vista os preparativos para o Colóquio Internacional das Invenções Democráticas programado para outubro, estão previstos os lançamentos próximos de livros de Paul Singer e Claude Lefort, seguidos de obras de outros destacados militantes e pensadores da liberdade.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.