Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro “Do Meb à Web: a rádio na educação” percorre passado e futuro da história da educação através do rádio

25/05/2010 — ADCom Comunicação Empresarial - Assessoria de Comunicação

Do Meb à Web: a rádio na educação tem por objetivo contribuir com as discussões e com as práticas dos usos do velho e bom rádio e sua reinvenção digital – web rádio – na educação.

O projeto de pesquisa que deu início à proposta desta publicação começou em 2004 e foi submetido ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica na Universidade da Bahia. Organizado por Nélson de Luca Pretto e Sandra de Fátima Pereira Tosta, a obra permite ao leitor trafegar por diversas abordagens e experiências educativas com o rádio, tanto no Brasil como em outros países.

Logo no primeiro capítulo, é registrada e analisada a experiência de um programa radiofônico voltado para a educação de trabalhadores rurais no Nordeste. Em outros momentos, é feito um link entre o passado e o que está se anunciando como o futuro, destacando a rica possibilidade trazida pela cibercultura, mostrando que o rádio pode constituir-se num elemento articulador e promotor da valorização da cultura local.

Num certo ponto da obra, atravessa-se o oceano Atlântico para mostrar experiências em Portugal e na Espanha com estudos comparados que enriquecem e aprofundam a compreensão de experiências nacionais. Outro item que vale destaque é o resgate ao pioneirismo de Roquete Pinto na história do rádio no Brasil, oferecendo ao leitor um pouco mais de inesgotáveis possibilidades que cercam e articulam saberes e fazeres em comunicação e educação.

“Procuramos recuperar experiências históricas de uso do rádio em projetos educativos. Repensar estas experiências hoje é um grande aprendizado de como o rádio, agora potencializado na versão digital, continua sendo um poderoso meio que pode servir à educação formal e não formal”, afirma Sandra Tosta.

“Buscamos pensar o rádio desde os seus primeiro usos na educação, ainda através dos radinhos de pilha, recebendo transmissões centralizadas, até os dias de hoje, com as possibilidades inúmeras trazidas pela sua presença na rede mundial da internet”, conclui Nélson Pretto.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.