Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Blog Prolij diz: "Novo livro de Cademartori surpreende…"

25/05/2010 — Sueli de Souza Cagneti - Coordenadora do PROLIJ - UNIVILLE

Autora de O que é literatura infantil? (1986), da Coleção Primeiros Passos da Brasiliense, entre outros, Ligia Cademartori surpreende pela qualidade, leveza e pertinência de argumentos e reflexões com seu O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes, editado pela Autêntica, em 2009.

Abrangente – abordando temáticas que passam por questões de gênero, importância da leitura (independentemente de faixa etária), caminhos da formação do leitor, aventuras narrativas, poéticas ou de viagem, encontros e desencontros do mundo da fantasia com o da inocência – a autora sem pressão e, aparentemente, sem esforço, clarifica o valor inalienável de se ler um bom texto.

Fugindo aos modelos de obras sobre literatura endereçados a professores, Cadermatori avança na discussão do papel do livro nos diferentes momentos de vida de cada um, reforçando a ideia do espaço que ele, o livro, ainda detém e que, possivelmente, não perderá tão facilmente quanto se vem imaginando.

Citando pensadores como Manguel, Calvino, Proust, Sartre, Suassuna, Sontag, Piglia, Ligia vai costurando material farto e irretocável do poder exercido por uma boa narrativa sobre seus ouvintes ou leitores. E tudo isso permeado pelo desejo de a leitura ser um ato que independa da escola. Se o for, que chegue o tempo de o professor ser – também ele – parte da imensa minoria (palavras de Juan Ramon Jimenez) que se interessa verdadeiramente por livros.

CADERMATORI, Ligia.

O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes.
Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2009, 128 p.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.