Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro “Rabiscado no Teatro”, de Stéphane Mallarmé, é o novo lançamento da coleção “Mimo”

03/05/2010 — ADCom Comunicação

Rabiscado no teatro reúne – em edição bilíngue – as crônicas teatrais do poeta francês Stéphane Mallarmé. A maioria delas foi originalmente publicadas na Revue Indépendante, entre 1886 e 1887.

Era com certa resistência e a contragosto que Mallarmé ia ver certas peças. Muito frequentemente, os comentários sobre uma peça a respeito de uma pantomima ou um balé não eram mais que pretextos para apresentar suas visões estéticas mais gerais, incluindo sua preferência por seu próprio “teatro íntimo”: sua mente.

A prosa de Mallarmé não se lê facilmente. Ele aplicou a ela muitos dos mesmos princípios estéticos que utilizou na sua obra poética e que tornam sua leitura tão difícil. Assim, os seus textos em prosa não são simplesmente textos sobre sua estética literária ou artística. Eles são esses princípios em ação. Fazem o que dizem. E é justamente isso que os torna tão difíceis, mas, ao mesmo tempo, tão fascinantes.

Vários termos de ordem conceitual ou estética são recorrentes tanto na poesia quanto na prosa de Mallarmé. Em relação à gramática ou sintaxe do autor, ela parece ter como princípios gerais: uma extrema economia e condensação da expressão, a utilização frequente de toda espécie de elipses, subversão da ordem sintática “normal”, inversão fre¬quente de valores sintáticos esperados e subversão das regras “normais” de pontuação.

A presente tradução, do conceituado Tomaz Tadeu – que além dos outros livros da coleção MIMO também foi o responsável pela aclamada tradução de Ética, de Spinoza -, procura conservar as peculiaridades da sintaxe de Mallarmé, tentando proporcionar ao leitor de língua portuguesa uma estranheza parecida à sentida pelo leitor de língua francesa diante do original. Os mais perplexos podem recorrer às abundantes “notas de leitura” do tradutor que acompanham esta edição.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.