Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro “Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros” traz ao público a extensa e importante produção intelectual de Minas Gerais

30/04/2010 — ADCom Comunicação

Há escassez de trabalhos de referência que reúnam nomes e informações sobre autores e obras literárias nacionais. Ao observarmos a produção de um Estado ou Município, fica ainda mais evidente esta carência de publicações.

Quando os organizadores do Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros decidiram agrupar tudo o que descobrissem acerca da rica e abundante literatura registrada no Estado de Minas Gerais, foi preciso estabelecer uma rigorosa pesquisa. Ficou decidido que entrariam no dicionário apenas escritores nascidos em MG e que tivessem mais de um livro publicado, entre outros detalhes.

O levantamento dos nomes, desde os mais antigos aos mais contemporâneos, foi realizado através de investigação sistemática em dicionários, antologias, enciclopédias, sites e histórias da literatura. A biblioteca da Faculdade de Letras da UFMG, o Acervo de Escritores Mineiros, a Biblioteca Pública do Estado, o Arquivo Público Mineiro e a Academia Mineira de Letras foram alguns dos locais diversas vezes visitados pelos pesquisadores.

A obra tem a intenção de apresentar aos leitores uma síntese biográfica dos autores e a relação dos respectivos livros (por isso o nome biobibliográfico). Após acurada revisão e, quando já estava para ser finalizado, surgiram questionamentos sobre a ausência de importantes nomes. Com isso, escritores que nasceram em outras regiões, mas que vivem e publicam em Minas Gerais, foram acrescentados à primeira relação.

Excelente fonte de informação, o dicionário é um grande aliado para os que quiserem saber sobre a trajetória de escritores e serve como importante ferramenta para todos aqueles que estudam a literatura, em geral, e mineira, em particular. Afinal, nomes como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Adélia Prado, Roberto Drummond, Tomás Antônio Gonzaga e Alberto Deodato, entre outros, são leitura obrigatória a qualquer pessoa interessada em escritores de qualquer parte do país.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.