Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Obra discute a relação entre o professor e a literatura

04/09/2009 — Assessoria de Comunicação

Prefaciado por Magda Soares, o livro, segundo ela, desperta a paixão pela literatura

Discutir literatura com os alunos nunca foi tarefa fácil para professores, seja por falta de hábito dos jovens pela leitura, seja pela dificuldade em introduzir estudantes no mundo literário. Para auxiliar o educador a entender melhor a relação entre a literatura e o aluno, a Autêntica lança, para educadores, o primeiro livro da série Conversas com o professor, O Professor e a literatura – Para pequenos, médios e grandes, de Ligia Cademartori.

A obra procura elucidar a relação entre o professor e a literatura, discutindo aspectos e elementos de obras literárias infantis e juvenis, clássicas e contemporâneas, a fim de aproximar alunos, principalmente do Ensino Fundamental, da literatura. Para isso, Ligia Cademartori toma como ponto de partida passagens de leituras de algumas obras dos escritores Lloyd Jones e de Philip Roth, extraídas de depoimentos de renomados autores brasileiros, como Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Moacir Scliar, Ariano Suassuna, entre outros; para explicar o significado e a importância da leitura ao longo da vida de um leitor.

Segundo a professora Magda Soares, que prefacia o livro, O Professor e a literatura – Para pequenos, médios e grandes não é mais um livro sobre a história da literatura infanto-juvenil, como tantos outros, mas “um livro sobre toda a literatura que pode despertar a paixão de ler e pode corresponder às expectativas de crianças e jovens”. Para Magda, a obra é inédita, pois discute de forma distinta das outras obras que abordam o tema: “Felizmente, este livro é a obra que nunca tivemos e sempre esperamos sobre literatura na escola, sobre as relações do professor com a literatura, sobre as relações entre professor e alunos com a mediação da literatura.”

Coordenada por Sonia Junqueira, a série Conversas com o professor chega ao mercado para facilitar, ao professor do Ensino Fundamental, o acesso ao conhecimento produzido pela leitura literária numa linguagem não-acadêmica, sem sofisticações teóricas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.