Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro trata de programas infantis da TV e inaugura Coleção Cultura, Mídia e Escola

14/08/2007 — Assessoria de Comunicação

Para apresentar uma reflexão sobre a televisão feita para as crianças, Cláudio Magalhães discorre sobre os programas infantis da Tv comercial e da Tv dita educativa e surpreende ao mostrar que “as distinções que poderiam explicar as diferenças entre o que é e o que não é um programa educativo são tênues e carregadas de pressupostos e preconceitos”. O que seria um programa educativo na Tv? Em que teorias pedagógicas se apóiam os programas infantis da Tv Comercial e da Tv Educativa? Que lugar ocupa a televisão na educação das crianças? TV educativa implica a interação entre profissionais da educação e da comunicação ainda em seus percursos formativos? Essas são algumas questões sobre as quais o autor se debruça no livro Os programas infantis da TV – Teoria e prática para entender a televisão feita para as crianças escapando ao pensamento maniqueísta e simplificador que impera quando o assunto é a relação entre a criança e a televisão, ou seja, entre a educação e a mídia. O livro faz parte da nova coleção criada pela Autêntica Editora, intitulada: Cultura, Mídia e Educação.

Cláudio Magalhães analisa dois programas televisivos: “Castelo Rá-Tim-Bum” e “TV Xuxa”, sendo o primeiro exibido em uma emissora dita educativa e o segundo em uma tv comercial. Desse trabalho, escapando à visão maniqueísta que demoniza a TV, o autor extrai questionamentos e discussões que merecem ser lidos por quem quer compreender bem a tv feita para as crianças seja porque é pai ou mãe, educador, pesquisador, profissional da comunicação ou quer se comprometer com a melhoria desse, que ainda é o veículo de maior influência na sociedade: a televisão.

Imagine, então, a importância de se debruçar sobre esse veículo de modo a entender melhor os mecanismos de produção televisiva para crianças? Gabriel Priolli, na introdução do livro, diz: “É torturante imaginar que uma caixa de sons e luzes possa ter mais influência sobre os nossos filhos do que a nossa palavra e nossos gestos”.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.