Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Traduções inauguram a Coleção História e Historiografia

27/01/2009 — Assessoria de Comunicação

Chegam ao mercado os títulos A leitura e seu público no mundo contemporâneo – Ensaios sobre História Cultural, de Jean-Yves Mollier, traduzido para a Língua Portuguesa por Eliza Nazarian, e Doze lições sobre a História, do francês Antoine Prost, com tradução de Guilherme João de Freitas. As obras inauguram uma das mais promissoras Coleções da Autêntica Editora: História e Historiografia. Coordenada pela historiadora Eliana Dutra, a coleção, voltada para historiadores, pesquisadores e demais interessados pelas áreas de Ciências Humanas e Sociais, é marcada pela consistência de seus livros – os que já a integram e os que ainda estão previstos para serem lançados – e pela riqueza de reflexões que podem suscitar.

As traduções chegam ao Brasil com a proposta de tornar acessível os relevantes fatos e as nuances marcantes da História e da historiografia. Este segundo tema, principalmente, se apresenta como um assunto rico e fascinante, ainda a ser explorado em sua imensidão. O livro A leitura e seu público no mundo contemporâneo – Ensaios sobre História Cultural mostra, por exemplo, como a prática da leitura, inicialmente reservada a poucos, foi gradativamente se popularizando. A expansão do material impresso na Europa após 1760 e seus desdobramentos na formação cultural de uma nação também é lembrada pela obra. São nove ensaios que tratam da leitura e de seu público, da metade do século XVIII ao início do XX, testemunhando o desenvolvimento da história cultural no decorrer dos tempos. Mollier mostra, com maestria, como esse cenário foi se ajustando e sendo ajustado por entre os contextos.

A gradativa propagação da leitura e o desenvolvimento do material impresso se transformaram no que hoje chamamos de cultura de massa. Essa transformação se inicia por volta de 1880, primeiramente na França e Grã-Bretanha, e mais tarde por toda Europa. As revoluções escolar e industrial e o aparecimento das mídias modernas foram fundamentais nessa mudança da história cultural, muito bem relatada no livro.

A segunda obra da Coleção, Doze lições sobre a História, de Antoine Prost, sinaliza como o “fazer história” veio se configurando até os dias atuais. Com uma profunda reflexão sobre a história e sobre os processos e o ofício do historiador, Prost lança lições, compartilhando inquietações surgidas em um curso realizado na Sorbonne, núcleo da Universidade de Paris. Fundamental para historiadores, estudantes e todos os envolvidos com as Ciências Humanas, o livro tece uma rede de informações rica e articulada, que fornece ao historiador um olhar original e surpreendente sobre a História e suas práticas. Antoine Prost analisa, com muita lucidez, cada uma das etapas do método histórico e reposiciona a História e o historiador na sociedade contemporânea e em seu ofício.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.