Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Dicionário Paulo Freire reúne 200 verbetes e 75 autores

23/06/2008 — Assessoria de Comunicação

Um dos títulos mais esperados do ano pelo nosso público leitor, O Dicionário Paulo Freire reúne verbetes daquele que ainda é conhecido pelo caráter transformador do que pronunciava e pelo tom modificador que empregava às palavras: Paulo Freire. Com uma atuação fortemente marcada pela busca de uma sociedade mais justa por meio de uma educação humanizada, ele deixou para toda a eternidade seus pensamentos, que insistem em ser atuais com o passar dos anos. E é para compilar toda a riqueza do que acredita Paulo Freire, que 75 estudiosos decidiram produzir este dicionário de verbetes fundamentais para se pensar a Educação e, principalmente, os caminhos para uma pedagogia que atenda ao nosso anseio de dias melhores.

Coordenado por Danilo Streck, o projeto não se resume a apresentar em um único volume registros do pensamento freireano, sua biobibliografia e transportar o leitor ao conceito que as palavras ocupam na obra de Freire. Há ainda, uma preocupação maior: a de oferecer aos educadores e demais envolvidos com educação um dicionário que se vale também pelas entrelinhas que surgem do modo como o leitor se apropria do que há de mais pertinente sobre educação em geral, nas palavras dele, o maior educador nordestino, brasileiro, latino-americano de todos os tempos.
A seleção dos verbetes teve como referência o lugar que a palavra, expressão ou conceito ocupa na obra de Paulo Freire e a recorrência de seu uso. Há no Dicionário ainda palavras e conceitos menos usados por Freire, mas que têm um papel fundamental para compreender sua construção teórica.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.