Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro mostra como as adolescentes lidam com seus corpos, principalmente no ambiente escolar

05/06/2008 — Assessoria de Comunicação

O livro Meninas-adolescentes: rituais, corpo e resistência, de Vanessa Guilherme de Souza, mostra ao leitor como o corpo feminino é tratado na escola, particularmente nas aulas de Educação Física. A partir de uma visão antropológica, a autora analisa diferentes atitudes corporais de meninas adolescentes, marcadas por um “ritual” estabelecido na escola, de como o corpo deve se portar dentro da instituição.

Para a autora, esses “rituais” podem influenciar negativamente a relação entre as adolescentes e seus corpos e até mesmo no olhar do outro sobre seu corpo. Essa relação delicada interfere nas aulas de Educação Física, visto que garotas se sentem insatisfeitas nas aulas por não gostarem de seus corpos.

Um dos objetivos do estudo é, portanto, sinalizar o porquê dessa insatisfação das adolescentes com a disciplina Educação Física e com seus corpos. “A possibilidade de discutir o corpo e seus significados encontra espaço mais propício exatamente na disciplina Educação Física, pois o corpo carrega consigo uma história e toda uma subjetividade que poderiam ser interpretadas pelo professor, quando, ao oferecer a possibilidade de movimentos, admitir à aluna se expressar à sua maneira e perceber por si própria o saber que seu corpo contém”, acredita Vanessa.

O livro tem como finalidade contribuir para as práticas de ensino, com idéias que aprimorem a formação de professores e façam os profissionais da Educação repensarem seus métodos dentro da escola e, sobretudo, nas aulas de Educação Física.

A obra é voltada principalmente a educadores, professores de Educação Física e a interessados em conhecer um pouco mais da relação de meninas adolescentes com seus corpos e como essa relação pode prejudicar garotas na escola.

Vanessa Guilherme de Souza é graduada em Educação Física (UFMG) e Psicologia (FUMEC), pós graduada em Psicopedagogia (Uni-BH) e Educação Física Escolar (PUC Minas), mestre em Educação (PUC Minas) e professora da Rede Pitágoras de Ensino desde 1993.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.