Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

“Introdução à lingüística” amplia coleção voltada ao público acadêmico

16/04/2008 — Assessoria de Comunicação

A coleção Biblioteca Universitária acaba de ganhar mais uma obra. Em breve chega ao mercado Introdução à Lingüística, da autora Florence Carboni. O livro apresenta a história e a evolução da Lingüística, alguns teóricos como Wilhelm Von Humboldt e Ferdinand de Saussure e correntes e escolas que contribuíram para essa ciência, além de tratar de teorias pouco conhecidas, mas aprofundadas por pesquisadores, convencidos de sua pertinência científica.

Segundo a autora Florence Carboni, professora de Lingüística, a maior dificuldade dos alunos no aprendizado da disciplina está na estrutura da língua. Por isso, Introdução à Lingüística explica por meio da história como se deu a reflexão do ser humano sobre a linguagem, não partindo diretamente da morfologia, como acontece costumeiramente em livros introdutórios de Lingüística.

Essa obra enriquece ainda mais a coleção que possui os livros Introdução à Sociologia e Introdução à Sociologia da educação, e pretende lançar também Sociologia da Linguagem, Sociologia do Cinema, Historiografia, Historiografia Brasileira, Teoria da Literatura, entre outros. Quem conta é o coordenador da Coleção, o sociólogo Nildo Viana, autor do livro Introdução à Sociologia, que traz reflexões sobre os pensamentos de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber, entre outros, e trata também do surgimento da Sociologia e de seu desenvolvimento, além de seus principais temas e conceitos.
O segundo título da Coleção, Introdução à Sociologia da Educação, de João Valdir Alves de Souza, trata dos conceitos fundamentais da Sociologia da Educação, com base em grandes teóricos, para explicar a relação entre a sociedade e a instituição escolar em diferentes contextos.

As obras da coleção são essenciais a estudantes e professores e, apesar de terem uma proposta introdutória superam a superficialidade e trazem análises atuais sobre os temas propostos. Confira a entrevista que Nildo Viana cedeu ao Autenticando:

1) Qual a contribuição da Coleção Biblioteca Universitária para os cursos de graduação e pós-graduação e ainda para os cursos de formação inicial e continuada de professores? Qual o diferencial de sua proposta?

Trata-se de uma coleção de livros introdutórios que consegue superar a superficialidade de algumas coleções semelhantes e, ao mesmo tempo, não ser excessivamente complexa a ponto de dificultar seu uso em cursos de graduação, sendo que podem até mesmo, em alguns volumes, ser usado em ensino médio, e outros cursos equivalentes, tal como vem ocorrendo com o Introdução à Sociologia. Outra questão é que ela está sendo produzida agora, contemporaneamente, sendo, portanto, atual, expressando a sociedade contemporânea, com suas contradições, mutações, etc., e, ao contrário de outras coleções, que já estão ultrapassadas pelo tempo, oferece uma excelente opção para o trabalho em sala de aula dos professores e uma ótica introdução para os alunos.

2) Qual a importância da Coleção crescer, ganhar novos títulos, como o Introdução à Linguística que chega agora ao mercado?

É fundamental a publicação de novos títulos, pois assim o espectro fica mais amplo, o diálogo, as continuidades e aprofundamentos se complexificam. Novos domínios temáticos e novas disciplinas acabam ganhando espaço. O Introdução à Lingüística abre espaço para se ter, finalmente no Brasil, uma obra de iniciação a esta disciplina produzida em território nacional e amplamente embasada nas principais contribuições dos teóricos da lingüística. Estes primeiros volumes abrem espaço para outras temáticas que virão, tal como Sociologia da Linguagem, Teoria da Literatura, Historiografia, Historiografia Brasileira, Sociologia do Cinema, Economia Internacional, entre outros que estão sendo preparados.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.