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01/11/2007 — Assessoria de Comunicação
O mês de novembro começa com o lançamento dos livros da Coleção Educação para a Cidadania, editada pela Autêntica Editora, em parceria com a Escola de Governo de São Paulo e o Instituto Cultiva. Os títulos são: Dicionário da Gestão Democrática – Conceitos para a ação política de cidadãos, militantes sociais e gestores participativos, com textos de representantes da Escola de Governo de São Paulo e Instituto Cultiva; Orçamento Participativo Criança – Projeto pedagógico para a cidadania, de Michelle Nunes Matos e Rudá Ricci e Pesquisa como ensino – textos de apoio, propostas de trabalho, de Cláudia Sapag Ricci.
De acordo com Maurício Piragino, da Escola de Governo de São Paulo, o “Dicionário de Gestão Democrática” é um instrumento que permite pulverizar idéias e conceitos referentes às possibilidades do que há de mais democrático no cenário brasileiro. ”Com ele é possível tecer novos parâmetros para aprofundarmos a democracia social no Brasil”, diz.
Sobre o livro “Orçamento Participativo Criança”, o Coordenador do Instituto Cultiva Rudá Ricci sinaliza para a importância da busca pelo protagonismo juvenil e contempla o orçamento participativo criança como uma das soluções para a sociedade lidar com as especificidades da formação juvenil. “O OP Criança é formação para a construção gradativa da autonomia, respeitando os tempos humanos”, diz.
Já o livro “Pesquisa como ensino” procura responder a questões que devem habitar a mente de professores, educadores, pesquisadores e demais envolvidos com ensino: Seguir os programas curriculares já previamente definidos ou a construção de temas de estudo no interior de cada sala de aula? Determinar, a priori, todos os passos e etapas do conhecimento a ser trabalhado com os alunos, ou abrir espaço para que os sujeitos participem dos processos de escolha que podem permear a relação com o conhecimento no interior da escola? Essas são questões norteadoras do livro de Cláudia Sapag Ricci.
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