Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

17ª edição do Congresso de Leitura do Brasil começa nesta semana com lançamentos da Autêntica Editora

17/07/2009 — Assessoria de Comunicação

Evento deve reunir pesquisadores e fomentadores de leitura do País e do exterior com o intuito de sinalizar caminhos para práticas sociais de leitura no Brasil

De 20 a 24 de julho ocorre o 17º COLE – Congresso de Leitura do Brasil. O evento acontecerá na UNICAMP, em Campinas, e contará com a participação da Autêntica Editora, que lançará nove obras em seu estande. Destaque para os seguintes títulos: A história ou a leitura do tempo, do historiador francês Roger Chartier, Minidicionário do discurso eletrônico-digital, de Sérgio Roberto Costa, que confirmou presença para noite de autógrafos no dia 23, e Poéticas do maravilhoso no cinema e na literatura, de Carolina Marinho.

A história ou a leitura do tempo reflete sobre as interrogações que permeiam, hoje em dia, a escritura da história. O ensaio destaca três problemas mais recentes: 1) A concorrência para a representação do passado entre história, literatura e memória; 2) As possibilidades e os efeitos da comunicação e da publicação eletrônicas sobre a investigação e a escritura históricas; 3) A construção da relação entre as experiências do tempo e a construção do relato histórico.

Em Minidicionário do discurso eletrônico-digital, Sérgio Roberto Costa listou em verbetes os principais e-gêneros que circulam, sobretudo, na Internet. Além dos verbetes, o autor traz também reflexões introdutórias sobre as relações discursivas, enunciativas, estilísticas e pragmáticas existentes entre as novas tecnologias, suas ferramentas e seus suportes, modos de comunicação, espaços/ambientes enunciativos, gêneros textuais emergentes da/na “realidade virtual” e os termos já existentes na “realidade real”. A escolha dos verbetes ou artigos também se pautou no princípio teórico básico bakhtiniano, que consiste na diversidade ou heterogeneidade dos gêneros.

Poéticas do maravilhoso no cinema e na literatura retoma o conceito do maravilhoso desde suas primeiras manifestações na literatura mitológica até a contemporaneidade, quando ele irrompe nas possibilidades de uma cultura audiovisual e digital. Inspirada na obra de Tzvetan Todorov, que considera o maravilhoso como um gênero narrativo, a autora estabelece um diálogo entre literatura e cinema, sem deixar de investigar a incursão do maravilhoso nos relatos de viagem, nas artes plásticas e em diversos outros registros.

17º COLE

Neste ano, os objetivos do congresso são estimular a produção e a troca de informações que tratem de aspectos relacionados às práticas e aos processos de leitura junto da população brasileira e lutar pela solução dos problemas e pela superação das contradições ainda presentes nos domínios da leitura, da educação e da cultura escrita no contexto brasileiro. O evento ainda contará com uma mostra de cultura e artes e homenageará escritores e intelectuais que contribuem para o desenvolvimento da leitura em nosso País.

Confira nossos lançamentos:

Avaliação do texto escolar – Professor-leitor/Aluno-autor
Maria da Graça Costa Val, Marildes Marinho, Gilcinei Teodoro Carvalho, Aracy Alves Martins, Maria Helena Almeida Ribeiro Starling e Leiva de Figueiredo Viana Leal

Construtivismo – Grandes e pequenas dúvidas
Maria das Graças de Castro Bregunci

Escolhas (literárias) em jogo
Maria Zélia Versiani Machado, Aparecida Paiva, Aracy Alves Martins e Graça Paulino (Orgs.)

Letramento informacional – Função educativa do bibliotecário na escola
Bernadete Santos Campello

A História ou a leitura do tempo
Roger Chartier

A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental – Tecendo fios do ensinar e do aprender
Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali e Cármen Lúcia Brancaglion Passos

Minidicionário do discurso eletrônico-digital
Sérgio Roberto Costa
Presença confirmada do autor.
Autógrafos: 23 de julho, quinta-feira, às 13h.

Poéticas do maravilhoso no cinema e na literatura
Carolina Marinho

Reedição:

Dicionário de Gêneros Textuais
Sérgio Roberto Costa

Estande da Autêntica: Nº 53

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.