Você sabe quem foi Maria Quitéria de Jesus?

Yellowfante - Publicado na categoria Dicas de leitura em 29/06/2022


Em O mistério da sala secreta, romance juvenil escrito por Lavínia Rocha e ilustrado por Rubem Filho, somos apresentados à dupla de espiões formada por Júlia e Gabriel, estudantes da Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus. Em meio a planos e feiras de História, nossos queridos protagonistas se deparam com uma lenda e fazem de tudo para descobrir o que se esconde por trás da Sala Secreta, da qual todos falam.

Este livro, recheado de mistério e suspense, é também um belo aprendizado da história, a começar pela personagem que dá nome à escola. Quer saber mais sobre esse assunto?

Então vem comigo que te conto!

A Maria Quitéria de Jesus, que empresta seu nome à escola onde nossa duplinha estuda, realmente existiu. Ela nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 27 de julho de 1792 e faleceu em Salvador, em 21 de agosto de 1853 – ou seja, aos 61 anos.

Ela foi a primeira mulher a fazer parte das Forças Armadas no Brasil e, até hoje, é símbolo de força e resistência. A baiana era filha de um lavrador, e sua mãe morreu quando ela era apenas uma criança. Foi criada por madrastas e nunca se interessou por “coisas de menina”, segundo historiadores. Ao contrário, ela gostava de cavalgar e caçar, o que era incomum na época.

Em 1822, o Brasil era dividido em províncias que estavam sob o domínio de Portugal. A província da Bahia era uma delas e as batalhas entre civis brasileiros e exércitos portugueses se intensificaram ainda mais naquele ano. Ao saber que uma Junta Provisória em seu estado estava recrutando combatentes para a guerra, Maria Quitéria pediu permissão de seu pai para se alistar ao exército e ele negou prontamente.

Mas Maria Quitéria não se conformou com a recusa partena, e se alistou como soldado Medeiros, uma identidade masculina que ela criou a partir das roupas de seu cunhado, que também era combatente. Seu pai a ameaçou e a denunciou ao major responsável pelo exército. Mas nada disso adiantou.

Maria Quitéria foi até o final da guerra, participou de três batalhas e, em 1823, foi condecorada pelo próprio D. Pedro I com a medalha de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro, homenagem criada para todos aqueles que lutaram pela independência do Brasil. A combatente morreu na Bahia em 1953, mas seu legado inspira mulheres até os dias de hoje!

Quer saber mais sobre este personagem inesquecível? Não deixe de ler O mistério da sala secreta!

A história do Brasil para todas as idades

Para quem quiser saber sobre a participação de outras mulheres no processo de Independência do Brasil, que este ano completa 200 anos, recomendamos a leitura do livro A viajante inglesa, o senhor dos mares e o Imperador na Independência do Brasil, escrito pela historiadora Mary Del Priore. O livro, que acaba de ser publicado pela Editora Vestígio, intersecciona esses três personagens que se relacionam como se fossem de ficção, mas não são: existiram e atuaram por dentro e por trás de fatos verídicos de nossa história, num seu período interessantíssimo.

O mistério da sala secreta e A viajante inglesa estão disponíveis em nosso catálogo. Garanta agora seus exemplares!

Tags:  editora yellowfante


Comentários